Após um vídeo causar impacto nas redes sociais, o deputado Gilberto Cattani do PL, anunciou sua intenção de denunciar uma palestra ocorrida na Escola Municipal de Educação Básica Mercedes de Paula Sôda, em Várzea Grande.
Durante a apresentação, uma mulher trans abordou questões de identidade de gênero, defendendo a diversidade e criticando o preconceito. O parlamentar protocolará a denúncia no Ministério Público Estadual, considerando a palestra uma forma de doutrinação. A Secretaria de Educação disse que se trata de um fato isolado e emitirá uma nota a respeito.
Fala da mulher trans durante a palestra:
“Eu quando nasci, nasci no sexo masculino e todo mundo já sabe né? Porém, quando eu cresci, eu fui percebendo que não me identificava como menino. Eu gostava das coisas de menina. E aí se as pessoas não aprenderem a respeitar, pessoas como eu vão passar a sofrer, ficar doentes, algumas pessoas na rua vão julgar, vão xingar, como se houvesse direito de fazer isso e não há direito. Seria certo eu entrar no terreiro porque eu sou evangélica ou católica jogar pedra e quebrar tudo? Então por que, se eu sou menino, vou lá jogar pedra e apontar o dedo pra uma pessoa que não se identifica como menino? Então, é preconceito. Se o menino gosta de outro menino, se a menina gosta de outra menina, isso importa a quem? Só a eles mesmos. Agora, se eu não tenho interesse, por que vou me importar? Então vamos aprender que as pessoas são diferentes. Hoje sou uma mulher trans, isso está lá no meu documento, não importa se você aceita ou não, você tem que respeitar.”
Uma vergonha.