Deputado Claudinei cobra governador, sobre caos na saúde e fechamento de UTIs no Hospital Regional.

0

Com o caos da saúde em Mato Grosso, o deputado estadual Delegado Claudinei (PL) sempre acompanhou a situação e das unidades de saúde de Rondonópolis (MT) neste período de enfrentamento à Covid-19.

Com o aumento do número de casos de Covid-19, Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, já não tem mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, as pessoas com sintomas graves da doença precisam ser transferidas.

Na tarde de sexta-feira (17.05), o deputado Claudinei divulgou em suas redes sociais a sua indignação, com a falta de UTIs nas unidades de saúde da cidade Rondonópolis e de todo Estado de Mato Grosso. O parlamentar explanou que encaminhou 2 milhões de emendas para a saúde.

“As notícias não são boas, são os piores possíveis eu mando, eu fiscalizo eu encaminho emendas para saúde, aqui para Rondonópolis mesmo foram liberados quase 2 milhões de emendas só para 2022, e agora a notícia preocupante” disse Claudinei.

Deputado Claudinei explanou que as UTIs foram fechadas no ano de 2021, e que as cirurgias estavam todas atrasadas, e não tem mais convênios com os outros hospitais, e que pacientes de outros municipios chegam para ser atendidos, não tem leitos para a população.

“No final de 2021, foram fechadas as UTIs para adiantar as cirurgias eletivas aqui do hospital Regional que estavam atrasadas, agora não contratualizou com a Santa Casa de Rondonópolis, hoje o estado não tem mais esse contrato e agora não tem leito de UTIs, e aumentou os casos de Covid em todo estado de MT. E os pacientes que chegam aqui não tem leitos, chegam aqui e já e transferido para outro município, porque daqui até primavera são 120 km chegar lá, ele já vai chegar estado crítico, porque já morreu paciente na estrada  até chegar no hospital em primavera do Leste” disse deputado Claudinei.

Deputado Claudinei relatou que o estado é campeão em cirurgias atrasadas, e que o governador do estado Mauro Mendes e a secretária Kelluby de Oliveira estão fazendo pouco caso com a saúde de todo Estado.

Secretária de Saúde Kelluby de Oliveira

“Uma cidade, um hospital Regional, uma saúde que precisa a população na nossa região, sem UTIs covid, então está ai, esse é o nosso governo, desgoverno, que não olha pra nossa saúde pública, continua inerte, continuam em omissão” disse Claudinei.

Governador Mauro Mendes

O governador e a secretaria de Saúde, e todos esses municípios,  que depende da saúde pública, infelizmente hoje o estado de mato grosso é campeão em cirurgias atrasadas e agora também sem atendimento” finalizou deputado Claudinei.

Assista!

 

Os moradores de Rondonópolis e das regiões sul e sudeste de Mato Grosso, que dependem do hospital regional, sofrem com a falta de atendimento médico. Na última semana, a direção do Hospital Regional de Rondonópolis anunciou o fechamento de mais 24 leitos de enfermaria por falta de profissionais para atuar.

Deputado Delegado Claudinei

O deputado Delegado Claudinei (PL) fez um desabafo na sessão plenária dessa quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), cobrando uma atitude do governo estadual para amenizar a situação caótica da unidade de saúde.

“A unidade está sem contrato de manutenção vigente. Não há otorrinos disponíveis para atendimento, somente dois neurocirurgiões para dar conta do atendimento de aproximadamente 600 mil habitantes de toda região sul e sudeste, que são atendidas pelo Hospital Regional de Rondonópolis. Uma sala de raio-x está montada e habilitada, porém nunca foi usada. Médicos ortopedistas estão sem receber há oito meses”, destacou Claudinei.

Além da falta de profissionais suficientes para o atendimento da população, Claudinei destacou a precariedade dos equipamentos da unidade hospitalar mais importante da região.

“As ambulâncias estão caindo aos pedaços. Também existem mais de três mil exames sem laudos entre raio-x e tomografias, e outros procedimentos. Tem gente morrendo na fila do Hospital Regional de Rondonópolis”, afirmou o deputado.

O deputado ainda destacou que a falta de profissionais suficientes acaba sobrecarregando os poucos que atuam no atendimento.

Fonte: https://www.al.mt.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui