Defesa Civil adota medidas para minimizar danos no período chuvoso

0

O secretário da Defesa Civil, Alessandro Borges Ferreira, vistoriou pontos críticos para alagamentos na Avenida da Prainha e na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, nesta quarta-feira (8). Também foram vistoriadas galerias de águas pluviais na região da avenida Tancredo de Almeida Neves. 

“A Prainha e a Miguel Sutil são dois pontos críticos. Avaliamos para que a Prefeitura faça alguma intervenção inicial. Assumimos agora e o ideal é que fosse feita uma prevenção, mas estamos atuando para eliminar os riscos. Vamos fazer algo para mitigar, ou seja, minimizar a situação. Uma solução completa vai precisar de uma intervenção mais estruturada e um projeto”, afirmou o secretário.

A ação conjunta envolveu a equipe da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a Secretaria de Obras, fiscais da Secretaria de Ordem Pública e funcionários da empresa Águas Cuiabá.

“Essas galerias de águas pluviais estão transbordando, atingindo várias casas. Fizemos uma vistoria junto a presidente de bairro para analisar a situação e agora nós vamos propor algumas medidas de forma imediata para minimizar e, obviamente, já projetar algo estruturante para resolver a situação daquela região. Analisar e resolver a situação nos pontos críticos”, relatou o secretário.

A moradora da Vila Bela e presidente do bairro, Regina Ferraz, pediu solução ao problema crônico enfrentado há mais de 30 anos pelos moradores. Segundo ela, em razão de constantes alagamentos no período de chuva, uma das moradoras perdeu geladeiras e eletrodomésticos.

“Que possamos dormir e acordar tranquilos. Uma pessoa que acionou a Defesa Civil junto conosco enfrenta depressão. Ela perdeu a geladeira, outros móveis e teme que os netos caiam em uma das erosões. Ela deixou a casa e hoje vive de aluguel em outro endereço”, destacou Ferraz.  

O córrego da avenida Tancredo de Almeida Neves segue sob monitoramento e, em caso de novas rachaduras, deve ser interditado de forma imediata. Segundo o secretário, a Defesa Civil segue monitorando situações de desmoronamentos. “No local, a pista já foi diminuída no trecho mais vulnerável. Vamos monitorar e qualquer rachadura que possa representar risco, e se necessário interditar essa pista”, destacou Ferreira.

Já na avenida Miguel Sutil, foram identificados danos em dois bueiros e em outros quatro foram solicitadas o serviço de limpeza.
Outro ponto vistoriado pelo secretário de Defesa Civil, com apoio da coordenadora técnica de Resíduos, Raquel Carolina, e pelo assessor Henrique Ramos, foi na avenida da Prainha, onde também foram solicitadas o serviço de limpeza de bueiros.  “Além da limpeza, a equipe da Limpurb de Resíduos Sólidos atua na educação ambiental no centro de Cuiabá”, afirmou Henrique Ramos.

A ação também envolveu a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública com a notificação relacionada a um matagal em uma das propriedades. A fiscalização atua na identificação do lote para posterior notificação do proprietário. O descumprimento das medidas pode resultar em multa que varia entre R$ 409 a R$ 4.083,29.

https://www.cuiaba.mt.gov.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui