DAE-VG foca em eficiência e transparência no atendimento

0

Ações estruturantes, mutirões, novos canais de atendimento e investimentos em eficiência marcam transformação inédita da autarquia

 Nos últimos seis meses, o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) tem trabalhado para virar a página de uma história marcada por dificuldades, apostando em transparência, modernização e maior proximidade com a população. A gestão atual tem investido em soluções práticas, novas parcerias e comunicação clara com os moradores, mostrando que um novo tempo está em curso.

Um dos avanços mais significativos foi a aprovação da Lei de Parcelamento em diálogo com a Câmara Municipal, permitindo que a autarquia ofereça condições especiais para a negociação de débitos. A partir dessa lei nasceu o programa Regularize Já, que já percorreu os residenciais São Mateus e São Benedito. Essa iniciativa garante descontos de até 97% em juros e multas, parcelamento em até 36 vezes e a regularização de dívidas dos últimos cinco anos. Mesmo antes da lei, as equipes já atuavam nos bairros levando regularização e padronização para as residências. Paiaguás e Novo Mundo foram os primeiros a receberem as equipes. Além de melhorar a arrecadação e reduzir a inadimplência, a medida aproximou o DAE da população e fortaleceu o relacionamento institucional com os vereadores.

As frentes de trabalho em campo também ganharam reforço com a contratação da Coonser, cooperativa que está focada inicialmente na solução de vazamentos e com a realização do processo seletivo simplificado, que está em fase de inscrições. Ambas as iniciativas visam ampliar o atendimento e dar mais agilidade às demandas, aumentando a eficiência operacional.

Na área técnica, a empresa contratada para manutenção de poços artesianos já está em atividade, cuidando de 68 poços, dos quais nove apresentavam problemas antigos e agora estão sendo regularizados.

TAMBÉM HÁ OBRAS – Outra ação em destaque é o investimento em obras estratégicas, como extensões de rede e padronizações, onde antigas tubulações foram substituídas e outras foram instaladas para melhorar a pressão e a regularidade no abastecimento.

Para dar mais transparência à população, o Boletim Diário de Abastecimento passou a ser divulgado diariamente nos canais oficiais do DAE, detalhando quais bairros serão abastecidos em cada período do dia. Essa medida, inédita, tornou-se um importante instrumento de comunicação direta com os moradores, permitindo um acompanhamento claro da operação.

O Centro de Controle e Operações (CCO), criado logo no início da nova gestão, também se consolidou como peça-chave na organização das equipes de rua e no monitoramento da logística de caminhões-pipa. Esse trabalho, aliado ao realinhamento contratual com as empresas prestadoras de serviço, trouxe mais eficiência e confiabilidade, incluindo a exigência de renovação da frota e a manutenção adequada dos veículos.

TRADUZINDO EM NÚMEROS – Além das ações técnicas, a autarquia tem reforçado seu compromisso com a transparência e proximidade com a população, registrando números expressivos de atendimento. Apenas em 2025, de janeiro a junho, foram 64.459 atendimentos presenciais, com picos em fevereiro (12.387) e junho (12.447). O call center também apresenta crescimento, com 5.885 atendimentos apenas entre maio e julho, período em que está em funcionamento. Já a Ouvidoria registrou uma queda significativa nas reclamações, mostrando uma melhora gradual na percepção da população.

No campo administrativo, o DAE se aproximou de órgãos estratégicos, com destaque para a participação no Conselho de Cidades e de Meio Ambiente, ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, e o Termo de Cooperação Técnica com a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager/MT), que iniciou uma série de reuniões técnicas para a coleta de dados e construção de planos de regulação e fiscalização.

O setor de setor de licitações passa por um processo intenso de novas contratações. Desde janeiro, foram realizados 58 processos e contratos, incluindo dispensas, adesões, INEX, pregões, licitações em andamento, além de contratos e aditivos formalizados. Outro marco administrativo foi a negociação de dívidas com a Energisa, reduzindo a fatura mensal de R$ 1,7 milhão para R$ 1,2 milhão, enquanto se trabalha para aumentar o faturamento e reinvestir os recursos na melhoria do sistema.

A autarquia reforça que essas transformações só são possíveis com o apoio da população e o pagamento em dia das contas. “Cada morador que mantém a conta em dia contribui para que possamos avançar em obras, modernização e melhorias no sistema de abastecimento. Estamos apenas começando, mas o DAE já está diferente, mais próximo das pessoas e com um compromisso claro de oferecer serviços de qualidade”, afirma o diretor-presidente, Zilmar Dias.

CANAIS DE ATENDIMENTO – Outro marco desta gestão foi a implantação do 0800 (0800 707 4442), que já nasceu com um novo modelo de atendimento e teve, recentemente, seu horário ampliado: de segunda a sábado das 7h30 às 18h, e aos domingos até 12h. 

O canal é complementado pelo WhatsApp exclusivo para vazamentos (65 9 9304 1078), pelo atendimento presencial na sede e pelo e-mail comercial (atendimento.comercial@daevg.com.br). Em paralelo, a ouvidoria também segue ativa (65 9 99328 6141), garantindo espaço para demandas específicas da população.

https://www.varzeagrande.mt.gov.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui