Cururu em luto no MT, morre “Seo Mário”da Associação Folclórica Várzea Grandense.

1

Domingo, dia 20 se setembro, um dia triste para os cururueiros e para cultura popular da baixada cuiabana, de morte natural, aos 82 anos morre Mário Augusto de Figueiredo, “Seo Mário” ou “Seu Fifio” como era conhecido entre os amigos e familiares.

Festa de São Sebastião no D Paula clube

Pioneiro e incentivador do cururu e das festas de Santo, Seo Mário tinha na sua família a raiz da cultura tradicional, filho de Emelias Figueiredo, vindo de uma família de cururueiros, e tiradores de reza cantada.

Na foto: João Bosco( Fiinho), Seo Mário e Timóteo Pereira

Seo Mário deixa um grande legado com o trabalho de presidente e fundador da ASFOLVAG (Associação Folclórica Várzea – grandense) fundada em 1997 na igreja São Pedro no bairro da Manga e posteriormente mudada para a Cohab Nossa senhora da Guia, local onde foi construída uma dede com a ajuda da comunidade e cururueiros da associação que ajudou a preservar muito o cururu no estado.

Seo Mário na Festa de São Pedro na igreja da Manga
Seo Mário e o cururueiro Leonardo na festa de Seo Donato                                                                                   Seo Mário, com grande conhecimento e visionário na cultura popular, foi o idealizador e criador do Encontro dos cururueiros do Estado de Mato grosso, onde conseguiu reunir cururueiros de vários municípios da baixada cuiabana e interior do estado, visando sempre na preservação e valorização da cultura do estado.
Encontro dos cururueiros, ao centro o apresentador Nilton capitão, ao lado a dupla Bugrinho e Adelino.

Vindo de uma família tradicional, tinha como destaque e referência seu tio Jejé, cururueiro muito conhecido e respeitado por dominar muito bem a viola de cocho, cantar bem as toadas e manter sempre em ordem as rodas de cururueiros. Jejê foi homenageado no município de Várzea Grande tendo seu nome na CEMEI Manoel de Rosa Figueiredo, “Vô Jejé” na rua Licínio Monteiro no bairro Jardim Glória I.

Cururueiros na Festa de São Lázaro no Aguaçu (Livramento)

Seo Mário, oriundo do Pacoval (Livramento), deixa sua esposa Tereza, três filhas e 2 filhos e vários netos e netas. A tradição segue com seu irmão Severiano, cururueiro e tirador de reza, conhecido com Chivi.

Cururueiros puxando a procissão na festa de São Pedro em Bonsucesso. ( Festa do Peixe).

O velório acontecerá no período da manhã, dia 21 na funerária Santo Antônio, no bairro Nova Várzea Grande, n° 501.

Horário: 8h às 12h

Informações 99635 6689

1 COMENTÁRIO

  1. Meus Sinceros sentimentos a Dona Tereza, a Laura e a toda família.
    Seu Mário, mais que amigo da família… faz parte da nossa história…
    Que Deus o Receba em Sua Glória!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui