A direção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou hoje a suspensão de todas as provas distritais de futebol e futsal até ao 01 de fevereiro, por causa do novo período de confinamento.
Em comunicado, a AFVC refere que a decisão resulta dos “últimos desenvolvimentos relacionados com o covid-19, com informação do delegado de saúde distrital e tendo em conta o decreto-lei prorrogou o estado de emergência e em que as atividades de treino e competitivas dos atletas das competições distritais não são equiparadas a atividades profissionais”.
A direção da AFVC garantiu ainda que irá “continuar atenta aos desenvolvimentos sobre esta matéria e manter-se-á, sempre, em contacto com os dirigentes e responsáveis dos clubes filiados”.
“Os serviços da AFVC continuarão encerrados, por tempo indeterminado, só abrindo as portas em situação excecional”, explica a AFVC que remete todos os contactos para os seus endereços eletrónicos.
Na sexta-feira, às 00:00, entra em vigor um decreto do Governo que regulamenta o novo estado de emergência devido à pandemia da covid-19, que se estende até às 23:59 de 30 de janeiro.
O decreto regulamentar do Governo determina a suspensão de um conjunto de atividades de comércio e prestação de serviços e o consequente encerramento de instalações e estabelecimentos.
O novo Estado de Emergência foi aprovado na quarta-feira no parlamento e entra em vigor na quinta-feira, mantendo-se até 30 de janeiro.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.