Ícone do site Blog do Pedro Luis

Contas de governo e de gestão de Santo Antônio de Leverger recebem parecer contrário à aprovação.

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio contrário à aprovação das contas anuais de gestão e de governo do município de Santo Antônio de Leverger. Os processos dizem respeito aos períodos de 2019 e 2020, respectivamente.

Sob relatoria do conselheiro Waldir Teis, os autos foram apreciados na sessão ordinária remota desta terça-feira (15). No caso das contas anuais de governo, os documentos apontaram que, embora os índices constitucionais e legais tenham sido cumpridos, não houve o devido recolhimento das contribuições previdenciárias.

A mesma irregularidade foi verificada nas contas anuais de gestão. “A emissão de parecer prévio contrário se baseia fundamentalmente no fato do não recolhimento das contribuições previdenciárias. A situação está um caos. Nos anos de 2019 e 2020 essas contribuições não foram recolhidas”, sustentou o relator.

Frente ao exposto, acolheu o parecer do Ministério Público de Contas (MPC), bem como votou pela instauração de tomada de contas ordinária (TCO) e a adoção de medidas corretivas em ambas as situações.

“Voto pela emissão de parecer prévio contrário à aprovação das contas da prefeitura e do prefeito e a instauração de tomada de contas ordinária referente à previdência, energia elétrica, telefone e outras, para que se apure o prejuízo dos encargos que essas contas sofreram”, concluiu Valdir Teis.

Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento referente às contas de gestão. 

Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento referente às contas de governo.

Fonte: https://www.tce.mt.gov.br

Sair da versão mobile