Ícone do site Blog do Pedro Luis

Conselheiro Antonio Joaquim reafirma convicção de que Ouvidoria é instrumento de democracia direta.

O ouvidor-geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Antonio Joaquim, reafirmou, na manhã desta quarta-feira (16), sua convicção de que “as Ouvidorias são verdadeiros instrumentos de democracia direta, ao viabilizar a participação e intervenção do cidadão nas atividades de uma instituição”.

A manifestação foi feita em reunião com a equipe da Ouvidoria do TCE-MT, em comemoração ao Dia do Ouvidor. A data foi criada pela lei 12.632/2012.

A equipe se reuniu para um café da manhã e, em seguida, acompanhar a transmissão do evento Ouvidoria Day, ciclo de palestras realizado pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte. Organizado com apoio do comitê técnico de Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa, o Ouvidoria Day teve a adesão dos demais Tribunais de Contas brasileiros.

Segundo o conselheiro, ainda que não tenha alcançado um estágio ideal, a participação do cidadão vem ampliando ano a ano e as Ouvidorias tem ajudado significativamente nesse processo evolutivo, ao atuar como canal aberto de manifestações e ter a obrigação de dar encaminhamento e respostas aos questionamentos e demandas recebidas.

“Ainda estamos longe do que acontece em algumas sociedades de países mais desenvolvidos, nos quais o cidadão tem essa consciência de participar e intervir. Mas estamos nesse caminho e louvo o papel das Ouvidorias. Tenho dito que ouvidoria representa democracia na veia, sem intermediários”, enfatizou.

fonte: https://www.tce.mt.gov.br

 

Sair da versão mobile