Mil trabalhadores lotaram Várzea Grande Tênis Clube na última plenária sobre educação, cultura, esportes e lazer.
Cerca de mil profissionais da educação lotaram o Várzea Grande Tênis Clube na noite de segunda-feira (29) para discutir o último eixo do Plano de Governo Participativo “Cidade Integrativa”: educação, cultura, esporte e lazer. Dentre as propostas para os próximos quatro anos de gestão estão a realização de concurso público para provimento de cargos na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SMECEL), construção de duas escolas municipais no centro da cidade e no bairro Paiaguás, além de três novas creches públicas na região central, Capão Grande e no Paiaguás.
Também foi proposta a construção de dois mini estádios e quatro espaços esportivos, dentre eles, no bairro Souza Lima, além de reforma de outros quatro mini estádios e dois espaços esportivos. Na Cultura, foi proposto um Centro de Educação Unificada da Cultura no bairro José Carlos Guimarães e um centro cultural no distrito de Bonsucesso.
O pré-candidato à reeleição, Kalil Baracat (MDB), abriu o evento e destacou os avanços conseguidos na educação, graças aos investimentos municipais e o comprometimento dos profissionais em tornar a educação do município um modelo para o Estado. Somente em Várzea Grande há 45 escolas em período integral.
“Nós queremos a participação de cada um de vocês para que a gente continue sendo referência dentro do estado do Mato Grosso. A nossa educação é referência e vamos nos manter assim fazendo os investimentos necessários. Mais de 90% das nossas unidades escolares foram reformadas e ampliadas, mais de 37 milhões de refeições foram entregues aos nossos alunos. O Governo Federal aplica R$ 0,38 centavos e a Prefeitura de Várzea Grande complementa com R$ 2,50 por aluno, para uma merenda de qualidade, cuidando das nossas crianças. Quando nós assumimos a Prefeitura, nós tínhamos 27 mil alunos, hoje estamos chegando a 35 mil alunos”.
Kalil também ressaltou os avanços como o serviço de monitoramento de segurança das unidades por meio de reconhecimento facial dos alunos. A ideia é de que ele seja implantado em 100% das escolas e creches, garantindo mais segurança às crianças, corpo docente e aos pais.
“É assim que a gente vem fazendo uma administração pública, séria, honesta e entregando resultados à população de Várzea Grande. A educação é uma das prioridades da nossa administração. O nosso intuito é continuar cada vez mais com uma educação de qualidade e continuar como exemplo para o Estado”.
Com mais de três décadas como pedagogo concursado na rede municipal de Várzea Grande, Jalme Santana de Figueiredo, viu as mudanças e as melhorias no ensino público da cidade. Atualmente diretor da EMEB Manoel Correia de Almeida, no bairro Ponte Nova, ele parabenizou o prefeito pelos resultados na educação.
“Os tempos de salário atrasado, de merenda faltosa ficaram para trás. Hoje temos uma merenda de qualidade, salários em dia, vários cursos de formação profissional para os nossos professores, merendeiras, para as técnicas, a inclusão no município acontece verdadeiramente, não é faz de conta. Os alunos são bem acolhidos, recebem uniforme, material pedagógico. A maioria das escolas está reformada, as novas tecnologias chegaram às escolas como lousa digital, não tem mais giz. A evolução é muito grande”.
Professora há 12 anos em uma unidade no bairro Capela do Piçarrão, Cristina Teixeira Ladislau, destacou que programas como Escolas em Tempo Ampliado (ETA) fizeram muita diferença, pois tirou muitas crianças das ruas no contraturno, fazendo com que permanecesse no espaço escolar. Os alunos também passaram a ter mais acesso às tecnologias em sala de aula. “Tem muita qualificação para nós, são vários projetos e vários cursos.”, elogia.
Nascido e criado em Várzea Grande e morador do município, o deputado federal Coronel Assis (UB) parabenizou a iniciativa de Kalil Baracat em ouvir as demandas de cada setor da sociedade para construir um Plano de Governo conforme os desejos da sociedade várzea-grandense.
“Eu acredito que a iniciativa tomada pelo Movimento VG Melhor é de suma importância para construir um bom plano de governo. Só sabe das necessidades do município, quem vive em Várzea Grande. Parabéns à coordenação do Movimento VG Melhor! Hoje estão ouvindo o pessoal da educação e já tiveram outras reuniões debatendo outros eixos do plano. Isso vai fazer uma diferença gigantesca lá no final, na hora de apresentar esse Plano de Governo e de executá-lo, porque quem ajuda a construir, ajuda a cobrar”.