Ícone do site Blog do Pedro Luis

Comentarista da Jovem Pan aposta que boa parte dos vereadores apoiará Flávia Moretti, apesar de Kalil liderar em pesquisa

No jornal da Jovem Pan desta segunda-feira, dia 29 de julho, o professor e comentarista Vinícius Carvalho fez uma análise surpreendente sobre a mais recente pesquisa eleitoral divulgada em Várzea Grande. Apesar dos números mostrarem o atual prefeito Kalil à frente da advogada Flávia Moretti, Carvalho acredita que muitos vereadores da base do prefeito vão acabar apoiando Flávia.

Durante o programa, Carvalho relembrou que não seria a primeira vez que vereadores da coligação de Kalil mudariam de lado. No passado, alguns já haviam declarado apoio a Flávio da Vargas em uma situação similar. “As pesquisas nesse momento são mais para induzir do que refletir a realidade,” pontuou Carvalho. Segundo ele, essas sondagens pré-eleitorais têm o objetivo de criar uma percepção de favoritismo e influenciar os vereadores na escolha de quem apoiar.

Ele explicou que os vereadores são importantes nesse processo eleitoral, sendo os grandes cabos eleitorais e puxadores de votos. “As pesquisas são utilizadas para induzir voto, infelizmente,” acrescentou.

A pesquisa em questão foi realizada pelo instituto MT Dados entre os dias 25 e 28 de julho de 2024, e ouviu 858 eleitores de Várzea Grande. Divulgada pelo site Folhamax na véspera das convenções, aponta Kalil com 55% das intenções de voto na pesquisa estimulada, seguido de Flávia com 12% e a professora Eliane do PT com 3%. A amostragem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 02787/2024.

No entanto, se a previsão de Carvalho se concretizar, a dinâmica eleitoral pode mudar significativamente, mostrando que pesquisas às vésperas das convenções podem não contar a história toda. Fica claro que estamos entrando em uma fase decisiva da eleição, onde alianças e apoios são fundamentais para o resultado final.

Sair da versão mobile