O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) esteve na Comunidade Terapêutica Tenda do Abraão, em Cuiabá, nesta terça-feira (26), participando da entrega de um sistema de aquaponia, que combina a criação de peixes com o cultivo hidropônico de verduras. A aquisição de todo o equipamento e infraestrutura foi feita com o recurso de uma emenda destinada pelo parlamentar, com o objetivo de contribuir com o tratamento de dependentes químicos e com a luta contra as drogas.
O sistema que possibilita criar plantas e peixes no mesmo espaço de forma integrada e colaborativa, irá permitir a produção de alimentos para o consumo na unidade terapêutica, assim como para venda, além de servir como qualificação para os internos em suas atividades de reabilitação.
A horta integrada com criação de peixes pode economizar até 90% de água em relação à agricultura convencional e ainda eliminar completamente a liberação de efluentes no meio ambiente, pois trata-se de um sistema fechado, diferentemente das criações convencionais.
“Desde que me tornei deputado sempre me dediquei no trabalho na luta contra as drogas e para mim é uma satisfação poder estar ajudando mais uma vez o trabalho magnifico de recuperação capacitação realizado pela Tenda de Abraão”, disse o deputado Cattani durante a inauguração.
Fundada em 2013, a Tenda de Abraão oferece tratamento a dependentes de álcool e outras drogas. Atualmente, atende 130 homens e 20 mulheres, desenvolvendo projetos de escolarização, cursos profissionalizantes e atendimentos com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, entre outros profissionais.
No mês de dezembro, o Instituto Resgate João L. Pizzato, entidade dedicada ao tratamento de dependência química, em Tangará da Serra, irá inaugurar um sistema de aquaponia semelhante, também construído com o recurso de emenda parlamentar destinada por Cattani.
Quer ficar por dentro das notícias?
Acesse: www.blogdopedroluis.com.br