Com intensa articulação, liderada por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), que teve a colaboração direta de empreendedores dos eixos varejistas mais atingidos pelas obras de mobilidade, foi assinado, nesta quarta-feira (1), o decreto 001/2025 recriando vagas de estacionamento rotativo nas avenidas Dom Pedro I (Ipiranga) e Saudade (Campos Elíseos) e em ruas importantes do centro da cidade (duramente impactadas pelos corredores de ônibus). A medida também marca o início da uma revisão estratégica do programa Ribeirão Mobilidade visando corrigir distorções e equilibrar o funcionamento dos corredores de ônibus com a atividade lojista.
Na prática, o decreto assinado pelo novo prefeito reverte grande parte das severas restrições impostas anteriormente, atualizando as regras de funcionamento para estacionamento nas vias abrangidas:
“1. Alameda Praça das Bandeiras – trecho entre as Ruas Florêncio de Abreu e Américo Brasiliense;
2. Avenida Dom Pedro I – trecho entre as Ruas Japurá e Pará, nos dois sentidos, no horário compreendido entre as 09:00 h e 16:00 h;
3. Avenida Saudade – trecho entre as Ruas José de Alencar e Rio de Janeiro;
4. Entorno do Aeroporto Leite Lopes;
5. Rua Álvares Cabral – trecho entre a Avenida Francisco Junqueira e Rua Duque de Caxias e, entre as Ruas São Sebastião e Prudente de Moraes;
6. Rua Amador Bueno – trecho entre as Ruas Mariana Junqueira e Américo Brasiliense;
7. Rua Américo Brasiliense – trecho entre as Ruas Barão do Amazonas e São José;
8. Rua Barão do Amazonas – trecho entre a Rua Rui Barbosa até a esquina com a Rua General Osório, no horário compreendido entre as 09:00 h e 16:00 h;
9. Rua Comandante Marcondes Salgado – trecho entre a Avenida Nove de Julho e a Rua Rui Barbosa e, entre as Ruas Campos Sales e Duque de Caxias;
10. Rua Duque de Caxias trecho entre a Avenida Jerônimo Gonçalves e a Rua Álvares Cabral;
11. Rua General Osório – trecho entre a Avenida Jerônimo Gonçalves e Rua José Bonifácio e, entre as Ruas Barão do Amazonas e São José;
12. Rua José Bonifácio – trecho entre a Rua Américo Brasiliense e Avenida Francisco Junqueira;
13. Rua Lafaiete – trechos entre as Ruas Álvares Cabral e Tibiriçá e, entre as Ruas Cerqueira César e São José;
14. Rua Mariana Junqueira trecho entre as Ruas Saldanha Marinho e Cerqueira César;
15. Rua Prudente de Morais – trecho entre a Rua Garibaldi e Avenida Independência; entre as Ruas São José e Marcondes Salgado e, entre as Ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma;
16. Rua Saldanha Marinho – trecho entre Avenida Francisco Junqueira e Rua São Sebastião e, entre as Ruas Américo Brasiliense e Prudente de Moraes;
17. Rua São Sebastião – trecho entre a Avenida Jerônimo Gonçalves e Rua São José;
18. Rua Tibiriçá – trecho entre as Ruas São Sebastião e Prudente de Moraes;
19. Rua Visconde de Inhaúma – trecho entre a Avenida Francisco Junqueira e a Rua Mariana Junqueira; entre as Ruas General Osório e Américo Brasiliense e, entre as Ruas Lafaiete e Rui Barbosa, no horário compreendido entre as 09:00 h e 16:00 h”.
Construção coletiva
Logo na primeira série de encontros presenciais com os candidatos a prefeito de Ribeirão Preto, ainda em agosto de 2024, SINCOVARP e CDL RP apresentaram uma sólida pauta de sugestões/pedidos visando a recuperação e o desenvolvimento do Comércio Varejista em toda a cidade. O item 6 do documento propôs:
Revisão total do Programa Ribeirão Mobilidade de forma a buscar um melhor equilíbrio entre o funcionamento dos corredores de ônibus e a atividade de Varejo e Serviços. Dialogar sempre com as entidades antes da adoção de qualquer nova medida que possa impactar o Comércio. Iniciar um estudo técnico detalhado para a busca de soluções alternativas nos itinerários dos ônibus. Manter as faixas de corredores de ônibus (as que couberem) como preferenciais fora dos horários de pico permitindo o estacionamento nas vias mediante sistema de área azul. Melhorar a definição, distribuição e sinalização de vagas de carga e descarga”.
Na ocasião, o então candidato Ricardo Silva assumiu compromisso público com SINCOVARP e CDL RP, na presença de representantes de diversas instituições parceiras, no sentido de colocar esse pedido/sugestão em prática, entre outros apontamentos. Assim que foi eleito convidou as duas entidades a participarem do gabinete de transição.
“Nas reuniões, levamos conosco empreendedores de eixos comerciais impactados pelos corredores de ônibus. Lideramos essa articulação junto ao gabinete de transição que se mostrou sensível aos nossos argumentos. É importante dizer que, desde o começo, não concordamos com o discurso de que ‘os corredores de ônibus vieram e o Comércio que se adapte’. Sempre nos posicionamos de forma clara, questionadora, alinhada aos interesses dos comerciantes e a todo momento sem omissão. O decreto 001/2025 representa uma importante vitória para o Setor Lojista!”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do *SINCOVARP e da CDL RP, entidades que representam oficialmente o Comércio Varejista local/regional.*
O Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade, composto de 23 entidades além de dezenas de empreendedores e moradores de regiões impactadas, também foi importante nessa articulação. “Com base em registros em fotos e vídeos, documentos, dados técnicos, pesquisas de impacto nas vendas, reportagens veiculadas pela imprensa e relatos de quem vive o problema na pele, apresentamos subsídios que embasaram a tomada de decisão. Atuamos intensamente desde o início das obras, fiscalizando, identificando problemas, cobrando e colaborando com as soluções, e, principalmente, dando voz aos comerciantes”, completa *André Rezende, coordenador do Comitê.
FONTE: https://cdlvg.org.br/