Coimbra tem duas praias fluviais com Bandeira Azul! Conhece? (com vídeos)

0
Coimbra tem duas praias fluviais com Bandeira Azul! Conhece? (com vídeos)

A Câmara Municipal de Coimbra hasteou ontem as Bandeiras Azuis nas praias fluviais do Rebolim e de Palheiros e Zorro, galardão esse que certifica o cumprimento de vários requisitos de qualidade ambiental.

A praia fluvial do Rebolim estreou-se este ano, enquanto Palheiros e Zorro recebeu o galardão pelo décimo ano consecutivo. Esta certificação atribuída faz jus ao investimento e estratégia da Câmara Municipal de Coimbra de virar a cidade para o rio Mondego e de o colocar ao usufruto da população, atestando o cumprimento de um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, da água, equipamentos, segurança e serviços aos utentes, como o NDC já havia noticiado.

“Isto não é pôr um mastro de bandeira e hastear a bandeira. A montante deste ato formal há um série de trabalhos que são verificados, validados e só depois disso é que são concedidas estas mensagens simbólicas que evidenciam que é uma praia de qualidade. que é cuidada e atendida e que merece ser usufruída”, explica Manuel Machado.

A área dispõe, ainda, de todos os materiais e equipamentos de vigilância e prestação de salvamento, socorro a náufragos e assistência a banhistas. E, não menos importante, a avaliação da qualidade da água está em conformidade para o uso balnear, sendo que o período oficial vai de 1 de junho a 30 de setembro.

Já na praia fluvial de Palheiros e Zorro, a época balnear vai de 15 de junho a 15 de setembro. Esta é uma importante área balnear, de dimensão regional, que tem vindo a ser alvo de vários investimentos por parte da CM Coimbra e da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, e que dispõe de um conjunto considerável de infraestruturas e equipamentos de apoio aos utentes. A praia cumpre, ainda, os requisitos da qualidade da água no que respeita à recolha e frequência da amostragem (classificada de Excelente), e os requisitos de praia acessível, dispondo de passadiços de madeira, rampas de acesso à água e cadeira anfíbia.

Manuel Machado elogia a colaboração que a autarquia e a Junta de Freguesia de Torres do Mondego têm tido para alcançar a renovação da Bandeira Azul por uma década consecutiva.

“Há aqui investimento autárquico da Junta de Freguesia e da Câmara, há aqui colaboração ativa da APA e das demais entidades para a proteção do ambiente e da natureza, mas ao mesmo tempo a criação de condições de usufruto do nosso rio por parte dos cidadãos”, elenca o autarca.

“Nesta praia começámos em 1994 e o que dá gosto de ver é que tal como aconteceu no Rebolim, aqui a praia tem melhores condições de ano para ano”, garante o presidente da CMC.

Quanto questionado pelo NDC sobre as críticas e ações que o movimento “Mondego Vivo – Em Defesa do Rebolim e da Portela” tem vindo a tecer e desenvolver contra as intervenções da autarquia na área do Rebolim até à ponte da Portela o presidente da CMC, Manuel Machado, disse que foram polémicas levantadas, fruto da época, sem interesse nenhum”, defendendo que o que está feito pode ser visto por todos e que “é um convite a que os maldizentes que os houve, possam visitar o sítio e usufruir dele e ser aqui bem acolhidos”.

Veja mais vídeos dos diretos NDC:




Leia Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui