Ícone do site Blog do Pedro Luis

Chapada dos Guimarães lança programação da 38ª edição do Festival de Inverno

Chapada dos Guimarães lança programação da 38ª edição do Festival de Inverno

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães lançou oficialmente, na noite de terça-feira (8), a programação da 38ª edição do Festival de Inverno, que será realizada de 25 de julho a 3 de agosto. O evento, um dos principais do calendário cultural de Mato Grosso, deve atrair milhares de visitantes e movimentar intensamente a economia local.

Com apoio do Governo do Estado, e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o festival contará com uma programação diversificada que une grandes nomes da música nacional e atrações regionais. Entre os destaques estão Thiaguinho, Roupa Nova, Sorriso Maroto, Detonautas, Raimundos, Lauana Prado, Banda Eva, Jads & Jadson e João Neto & Frederico. O acesso à pista será gratuito, com camarotes e bangalôs à venda.

A curadoria também valoriza a produção local: 60 artistas regionais foram selecionados entre mais de 350 inscritos, reforçando o compromisso com a cultura mato-grossense.

Durante o lançamento, o secretário de Cultura, Gilberto Mello, ressaltou a grandiosidade da estrutura do evento e o impacto positivo esperado na economia. A estimativa é de que o festival gere um retorno de até R$ 100 milhões ao município, movimentando setores como turismo, comércio, serviços, gastronomia e até o mercado imobiliário.

“Chapada estará lotada. Esperamos uma economia aquecida e uma cidade acolhedora, como sempre. O festival se fortalece a cada edição como vitrine cultural e econômica da região”, afirmou Mello, destacando ainda a parceria com a agência Genius, responsável pela captação de patrocinadores.

Por questões de segurança, a tradicional atração de balonismo foi suspensa nesta edição, em razão de um acidente ocorrido recentemente em Santa Catarina. “É uma decisão preventiva e respeitosa. Retomaremos em 2026 com todas as adequações necessárias”, explicou o secretário.

Sobre o tráfego na MT-251, no trecho conhecido como Portão do Inferno, Mello tranquilizou o público: “A obra foi readequada e o trecho estará liberado. Não haverá bloqueios durante o festival.”

A festa cultural também integra o calendário comemorativo de Chapada dos Guimarães. Durante a programação, serão celebrados o aniversário do município (31 de julho) e o Dia de Sant’Ana (26 de julho), padroeira da cidade. A tradicional Festa de Sant’Ana será mantida na agenda oficial, integrando fé, cultura e turismo em uma só celebração.

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (União Brasil), destacou que o festival é o principal evento cultural e econômico do município. “É o momento mais aguardado do ano. Trabalhamos intensamente para garantir um evento seguro, acolhedor e democrático”, afirmou o gestor, que está em seu terceiro mandato.

Froner também enfatizou o apoio do Governo do Estado e da ALMT em obras estruturantes para a cidade, como a revitalização da Praça Central, a Rua Coberta, a restauração da Igreja de Sant’Ana, além de projetos em andamento, como a duplicação da MT-251 e a construção de um novo parque urbano, orçado em R$ 13 milhões.

“Chapada vive um novo momento de desenvolvimento. O dinheiro circula e permanece aqui. Estamos prontos para receber o público de braços abertos”, finalizou o prefeito.

O evento de lançamento do festival foi realizado na sede da Genius e contou com a presença do Prefeito Osmar Froner, dos secretários municipais, da vereadora de Chapada dos Guimarães Ângela Brito, do vereador de Cuiabá, Ilde Taques, e do presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, que foi exaltado por destinar recursos para a realização do festival.

FONTE:https://www.chapadadosguimaraes.mt.gov.br/
Sair da versão mobile