Considerado uma jovem liderança do MDB mato-grossense, o poder de conciliação de Kalil e reconhecimento do trabalho à frente da prefeitura permitiram dobrar o arco de alianças de uma campanha para outra.
Dos 313 candidatos a uma vaga na Câmara de Vereadores de Várzea Grande, conforme dados registrados no sistema DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 197 integram a coligação Várzea Grande Melhor que é liderada pelo candidato à reeleição e prefeito, Kalil Baracat (MDB) e pelo candidato a vice-prefeito, o vereador Pedrinho Tolares (União). A chapa representa mais de 62% do total dos candidatos que disputam uma das 23 cadeiras da próxima Legislatura.
A Coligação reúne as seguintes siglas: Republicanos, PP, PDT, MDB, PRD, Novo, Agir, PSB, União, PSD, e Federação PSDB/Cidadania. Para Kalil, este arco de alianças é mais que uma conquista, é um reconhecimento.
“De uma eleição para outra, eu não apenas mantive os mesmos aliados como ampliei essa aliança, ou seja, mantive o reconhecimento dos companheiros e passei a ter o respeito de outros colegas políticos que passaram a somar esforços em prol do desenvolvimento de Várzea Grande”. Ainda como destaca Kalil, para as eleições de 2020, o arco de alianças era formado por seis partidos. Para 2024, o apoio político praticamente dobrou.
Para o coordenador geral da campanha, Benedito de Figueiredo, o Dito Loro, esses números revelam a força de Kalil e o peso de seu perfil conciliador para a formação dessa coligação.
“Kalil soube articular muito bem e reforçou sua base, demonstrando força total no campo democrático. Essa articulação não envolveu apenas apoio político, mas sim ideias e propostas em unidade com plano de governo que vem sendo executado e que agora avança para novas etapas.”, concluiu o coordenador.
NO CAMINHO CERTO – Dito Loro destaca que essa união em torno da reeleição de Kalil é sinal de que o trabalho foi bem feito e que está dando a oportunidade de continuar fazendo esse trabalho.
“Essa força é um grande indicador de que, na próxima gestão, Kalil terá governabilidade, para ter sustentação em projetos importantes para a sociedade e para o Município como um todo. E por isso é importante votar nos candidatos que apoiam o Kalil e o Pedrinho. Ter a maioria na Câmara é fundamental para uma boa administração. Foi o que aconteceu agora, estamos encerrando essa gestão com apoio de 20 vereadores e o Legislativo foi o grande parceiro deste mandato e por isso muito trabalho pôde ser feito, em benefício da população”.