Na última segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a Câmara Municipal de Várzea Grande realizou uma reunião para discutir a grave crise de abastecimento de água que afeta a maioria dos bairros da cidade. A reunião, que durou quase quatro horas, contou com a presença do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) e do presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Coronel Azambuja. O encontro foi secretariado pelo presidente da Câmara, Wanderley Cerqueira, que oportunizou aos vereadores fazerem perguntas ao presidente do DAE, marcada pela pressão constante dos vereadores, que representavam a insatisfação da população diante da situação alarmante.
Entre as cobranças e apontamentos, os vereadores reivindicaram a reabertura do escritório comercial no bairro Cristo Rei, um aumento no efetivo das equipes de manutenção e reparo de vazamentos, e questionaram o funcionamento deficitário do sistema de ouvidoria do DAE. Também foi sugerida a instalação de câmeras de segurança nas captações de água, nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os trabalhadores da água. A presença da Guarda Municipal foi indicada como um reforço fundamental para garantir a segurança nessas áreas e a fiscalização adequada, prevenindo furtos e danos ao patrimônio público.
Sobre os condomínios que compraram caminhão-pipa e, para não serem cobrados por duplicidade, pelo registro através do hidrômetro, o DAE está disposto a ressarcir os condomínios que apresentarem a nota fiscal ao DAE.
O Coronel Azambuja também confirmou que o problema de bombeamento no Cristo Rei foi resolvido, trazendo alívio a alguns dos moradores. Ele destacou as ações que estão sendo tomadas para melhorar a eficiência do abastecimento e mencionou o compromisso do DAE em ouvir as demandas da população.
Durante a reunião, Tião da Zaeli destacou a contribuição dos fornecedores, que têm formado uma força-tarefa durante os finais de semana na manutenção de bombas das captações de água, onde também, infelizmente, ocorreram furtos de cabos. O Coronel Azambuja está realizando um diagnóstico após 40 dias à frente do DAE, após o qual um planejamento será desenvolvido para iniciar processos licitatórios e buscar recursos para a execução das soluções necessárias.
Os vereadores estão determinados a assegurar que as necessidades da população sejam atendidas e que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e transparente. A vigilância e a ação assertiva dos representantes do povo são essenciais para transformar promessas em soluções concretas que resolvam os sérios problemas enfrentados pela comunidade.
A Câmara Municipal, que retornará às sessões no dia 17 de fevereiro, permanece firme em seu compromisso de monitorar e fiscalizar as ações do Executivo, especialmente em tempos de crise, quando a população clama por respostas e soluções rápidas.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Várzea Grande.