Na manhã desta quarta-feira (24), representantes da Associação Nativo – Centro de Equoterapia Nativo estiveram na Câmara Municipal de Várzea Grande para apresentar o projeto “Desviando o Olhar – Porque ignorar a capacidade do outro é a maior forma de exclusão” e dialogar sobre o apoio do Legislativo para sua realização.
Os representantes Larissa Faria Silva, advogada, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB – subseção Várzea Grande, conselheira municipal dos direitos das pessoas com deficiência e coordenadora do projeto, e Paulo Silva, idealizador da Associação Nativo, foram recebidos pelo presidente da Câmara, vereador Wanderley Cerqueira (MDB), e pelo diretor administrativo Ney Provenzano.
O projeto, aprovado no Edital Pulsar Cultural nº 001/2025, prevê a realização de uma exposição artística inclusiva composta por fotografias, pinturas e desenhos que retratam o cotidiano e as conquistas de pessoas com deficiência, além de palestras e rodas de conversa sobre capacitismo, acessibilidade e inclusão. A curadoria será feita pelo artista Denner Gonçalves Mendes, com registros fotográficos profissionais e obras produzidas pelos próprios participantes.
Durante a reunião, os representantes solicitaram o apoio da Câmara para que a nova sede do Legislativo seja disponibilizada como espaço oficial para a exposição, agora prevista para o dia 10 de setembro de 2025, com permanência de 15 a 20 dias.
Para os proponentes, a escolha da Câmara como local da mostra tem profundo significado simbólico, por representar “a Casa do Povo, espaço que traduz a pluralidade, a participação democrática e o compromisso institucional com a inclusão e a dignidade da pessoa humana”.
O presidente Wanderley Cerqueira destacou a importância do projeto e a disposição do Legislativo em apoiar ações que promovam a inclusão. “A Câmara está aberta para iniciativas que contribuam para a valorização e o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência. Projetos como este têm grande impacto social e reforçam nosso compromisso com a diversidade e o respeito a todos os cidadãos várzea-grandenses”, afirmou.
Assessoria de Comunicação – Câmara Municipal de Várzea Grande