Câmara de Várzea Grande recebe projetos para fortalecer a proteção à mulher

0

A Câmara Municipal de Várzea Grande foi palco de um importante evento nesta sexta-feira (29), com plenário e galeria lotados para a audiência pública que apresentou três novas políticas públicas voltadas ao combate à violência contra a mulher.

A iniciativa, idealizada pela Prefeitura, busca ampliar a rede de apoio e proteção no município. As propostas, apresentadas à sociedade civil, deputadas federais e estaduais, e demais autoridades, foram bem recebidas.

Os projetos anunciados foram:”Tecendo sonhos e fortalecendo a rede: memórias de Ana Emília Iponema Brasil Sotero”: Uma ação que utiliza o crochê para resgatar afetos e valorizar a memória da ativista Ana Emília Iponema Brasil Sotero. O projeto prevê aulas de crochê para idosos do Centro de Convivência, unindo gerações e mantendo viva a luta de Ana Emília.

“Curso de Formação Cidadã para Mulheres”: Com o objetivo de impulsionar a autonomia feminina, o curso visa ampliar a participação das mulheres em espaços comunitários e políticos, formando novas lideranças engajadas na transformação social.

“Selo Empresa Amiga dos Direitos da Mulher”: Este selo, que levará o nome de Ana Emília Iponema Brasil Sotero, irá reconhecer publicamente empresas que adotam práticas de promoção da igualdade de gênero e valorização das mulheres em seus ambientes de trabalho.

A prefeita Flávia Moretti (PL), em sua fala, destacou a importância de políticas públicas que gerem resultados concretos para a vida das mulheres, afirmando o compromisso de Várzea Grande em se tornar uma referência no enfrentamento à violência doméstica. “Ao fortalecermos a rede de apoio, estamos dando condições para que mulheres conquistem autonomia, dignidade e oportunidades”, disse a gestora.

O evento contou com a participação de autoridades como o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL), secretários municipais, o presidente da Câmara Wanderley Cerqueira (MDB), a deputada federal Gisela Simona (União), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e representantes de instituições ligadas à defesa dos direitos da mulher, como a ONG Lírios e a OAB.

A deputada Gisela Simona se comprometeu a destinar uma viatura para a Patrulha Maria da Penha, reforçando o apoio às ações locais.

No encontro, representantes da Câmara Municipal reforçaram a necessidade de apoio do Governo do Estado para a implementação efetiva dessas políticas. A primeira-secretária, Vereadora Rosy Prado (União), lembrou de uma roda de conversa que realizou no Parque Berneck na última quinta-feira (28), onde cobrou veementemente que o governo estadual destine os recursos e suporte necessários para as mulheres de Várzea Grande.

O Presidente da Câmara, Wanderley Cerqueira (MDB), foi ainda mais incisivo em suas reivindicações. Ele reforçou a cobrança de um Instituto Médico Legal (IML) em Várzea Grande, destacando que a falta de um local para a realização de corpo de delito dificulta e desmotiva as vítimas, que precisam se deslocar até Cuiabá. “A pessoa até desanima para fazer o corpo de delito em Cuiabá e em Várzea Grande, nada ainda”, questionou o presidente. Wanderley também cobrou a implementação da delegacia 24 horas para atendimento às mulheres, com funcionamento também nos finais de semana, garantindo que as vítimas possam buscar ajuda a qualquer momento.

A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, ressaltou que, embora a campanha ‘Agosto Lilás’ seja de grande importância, a mobilização precisa ser contínua ao longo de todo o ano. Ela destacou que os novos projetos visam garantir que a proteção e conscientização sejam políticas efetivas e permanentes.

A diretora da ONG Lírios, Maria Fernanda Figueiredo, também elogiou o trabalho da gestão municipal, ressaltando que Várzea Grande tem se destacado na implementação de políticas públicas que chegam diretamente à população.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui