Por Gabriel Araújo
SÃO PAULO (Reuters) – O Brasil registrou nesta sexta-feira 2.914 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 386.416, informou o Ministério da Saúde, em momento em que a contagem diária de mortes parece se estabilizar ao redor da marca de 3 mil.
Segundo as informações da pasta, também foram notificados 69.105 novos casos de coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país avançando para 14.237.078.
O Brasil possui o segundo maior número absoluto de mortes por Covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Levantamento da Reuters aponta que, mesmo após a estabilização recente, o país ainda lidera o planeta na quantidade média diária de mortes pela doença, sendo responsável por um em cada cinco óbitos registrados no mundo a cada dia.
Já em termos de casos confirmados do coronavírus, o país ocupa o terceiro lugar global, abaixo dos EUA e da Índia.
Em boletim publicado nesta sexta, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chamou atenção para a estabilização do número de casos e óbitos por Covid-19 no Brasil nas últimas duas semanas, mas alertou que as cifras de incidência e mortalidade têm se sustentado em níveis elevados nesse “novo patamar de transmissão”.
“Se em 2020 o patamar ficou conhecido pelo óbito diário de 1 mil pessoas, nas próximas semanas este valor pode permanecer em torno de 3 mil óbitos. A alta proporção de testes com resultados positivos revela que o vírus permanece em circulação intensa em todo o país”, disseram os pesquisadores da entidade.
Estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, São Paulo atingiu nesta sexta as marcas de 2.811.562 casos e 91.673 mortes, embora tenha apurado a primeira queda na média semanal de óbitos pela doença em dois meses.
“Após dois meses de alta consecutiva, tivemos hoje uma feliz notícia: as mortes por Covid-19 caíram 23,6% nesta última semana. É a primeira vez durante todo esse período que registramos queda conjunta de novos casos, internações e óbitos”, disse o governador João Doria (PSDB) pelo Twitter.
Conforme dados do Ministério da Saúde, Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus registradas, com 1.307.937 casos, mas o Rio de Janeiro é o segundo com mais óbitos contabilizados, com 42.634 mortes.
O governo federal ainda reporta 12.711.103 pessoas recuperadas da Covid-19 e 1.139.559 pacientes em acompanhamento.