A derrota na disputa pela reeleição causou danos irreparáveis a imagem do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que deixa o Palácio do Alvorada no próximo dia 31 de dezembro. É que revela pesquisa de opinião realizada pela Percent, com 600 entrevistados na Capital.
De acordo com a sondagem, o governo de Bolsonaro é bem avaliado (ótimo, bom e regular) por apenas 49% da população local, contra 46% que rejeitam (ruim e péssimo) a forma como o chefe do Executivo conduz os destinos da nação brasileira.
Os números são bem diferentes daqueles encontrados no início do ano, por exemplo, quando Bolsonaro ultrapassava a casa dos 70% de aceitação popular em Cuiabá.
O desempenho pessoal do presidente também despencou no apagar das luzes da sua gestão. Segundo a Percent, 49,8% dos entrevistados aprovam Bolsonaro, contra 46% dos entrevistados, que rejeitam a liderança dele.
Para o pesquisador, Ronye Steffan, proprietário da Percent, o revés nas urnas cristalizou a rejeição de Bolsonaro, que contabilizou quase 70% dos votos válidos em Mato Grosso.
“Com a derrota sofrida no último dia 30 de outubro, o atual presidente desidratou-se rapidamente aqui na Capital. Percebemos uma intensa migração de eleitores que antes o apoiavam, mas agora estão contra a gestão dele. Para piorar ainda mais a situação, houve também piora substancial na avaliação de imagem do presidente. Pelos nossos números, o bolsonarismo encolheu rapidamente com a vitória do Lula”, explicou Ronye.
Metodologia
A pesquisa da Percent foi realizada entre os dias 23, 24, 25 e 26 de novembro com 600 entrevistas presenciais nas cinco regiões de Cuiabá. Com intervalo de confiança de 95%, a quantitativa tem margem de erro de 3% para cima ou para baixo. Os números finais estão sendo publicados, com exclusividade, pela TV Cuiabá e portal ODOCUMENTO.
Fonte: https://odocumento.com.br