Arthur Curvo, Jânio Varjão e Peterson Ribeiro estão entre os 60 atletas convocados para a competição que será realizada no fim de setembro, na Colômbia
Os atletas Arthur Curvo, Jânio Varjão e Peterson Ribeiro, bolsistas do projeto Olimpus do Governo de Mato Grosso, estão se preparando para um importante desafio internacional. Beneficiários do Bolsa Atleta na categoria Internacional da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), eles vão representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23, que acontecerá de 27 a 29 de setembro em Bucaramanga, na Colômbia.
Aos 19 anos, o dardista Arthur Curvo, que representa a AABB de Cuiabá, garantiu a medalha de bronze no Troféu Brasil de Atletismo e também obteve a classificação para o Sul-Americano. Recentemente, participou da final do lançamento de dardo no Mundial Sub-20, terminando em 6º lugar.
Com uma marca pessoal de 72,22 metros, o esportista ocupa a vice-liderança no ranking sul-americano sub-20, ficando atrás apenas de Luiz Maurício da Silva e Pedro Henrique Nunes, dois atletas olímpicos com marcas acima de 85 metros.
Jânio Varjão e Peterson Ribeiro, ambos da Barra do Garças Associação de Atletismo (BGAA), estão entre os beneficiários do Olimpus MT que também compõe a delegação brasileira na competição.
Jânio competirá nas provas de 1500m e 5000m. Este ano, ele conquistou medalhas de bronze no Pan Americano Cross Country e na Copa Brasil Loterias Caixa de Meio-Fundo e Fundo, além de alcançar o terceiro lugar no GP Brasil de Atletismo, em Cuiabá, e vencer o Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua em Assunção, no Paraguai. O atleta também foi um dos representantes brasileiros no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo 2024, realizado em maio, na capital mato-grossense.
Já Peterson Ribeiro garantiu sua vaga na seleção brasileira ao vencer a prova dos 10.000m no Campeonato Brasileiro Sub-23. O esportista tem se destacado em competições estaduais e nacionais. Além disso, Peterson conquistou uma medalha de bronze no Grand Prix, que ocorreu na Nova Zelândia, no início do ano.
“Estamos imensamente satisfeitos em ver nossos atletas se destacando e alcançando novos patamares. Ficamos felizes em ver que, além dos seus esforços e talentos pessoais, os programas do Governo do Estado também os ajudam a alcançar grandes feitos e trazer grande orgulho para o nosso Estado”, parabenizou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, David Moura.
https://www.secom.mt.gov.br/