Ícone do site Blog do Pedro Luis

Banda Araketu é atração principal no Réveillon de Chapada dos Guimarães. Confira!

Serão dois dias de festa (31 e 1º) com shows da banda nacional Arakaetu e do fenômeno regional Matheuzinho no Centro Cultural do município.

O grande evento em Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá) será nos dias (31 e 1º) serão dois dias no Centro Cultural e Turismo, local conhecido como Praça do Festival. Haverá fogos de artifício, e a chegada do ano de 2022 será celebrada com shows regionais e nacional. A atração principal da festa da virada é a banda baiana Araketu, que promete trazer muita alegria e axé para os chapadenses.

Vocalista Dan Miranda.

O Centro Cultural terá acesso restrito, e a entrada será mediante a doação de 1kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social, conforme planejamento da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação de pelo menos duas doses, ou a dose única, das vacinas contra a Covid-19. O uso de máscara em Chapada dos Guimarães é obrigatório em espaços públicos ou privados, portanto será exigido o seu uso na entrada do evento.

A abertura dos portões do Centro Cultural será às 18h, nos dois dias da festa. Será proibido a entrada de caixas térmicas e/ou caixas de isopores com bebidas, e haverá pontos de vendas no local.

A Prefeitura Municipal também informa que haverá o fechamento das principais ruas do centro da cidade, visando o maior conforto e segurança das pessoas que irão transitar nas imediações do evento.

Foto : Redes Sociais.

Os moradores do entorno do Centro Cultural (rua Tiradentes), que possuem automóveis, deverão comparecer à Secretaria Municipal de Turismo, localizada na avenida Penn Gomes, a partir do dia 26 de dezembro, para retirarem as credenciais que permitirão o acesso dos mesmos às residências.

Programação: 

Sexta-feira (31) – Praça do Festival

20h – Dj. Adailton           

21h – Raul Fortes

23h – Banda Araketu

0h – Show pirotécnico

1h – Banda Toque de Prazer

4h – Encerramento

Sábado (1) – Praça do Festival

20h – Dj. Teco

21h – Brito Jr. & Gabriel

23h – Jonathan & Adan

1h – Matheuzinho

4h – Encerramento

Trajetória da Banda

Araketu é um grupo brasileiro de axé e pagode fundado em 8 de março1980 por moradores do subúrbio ferroviário de Periperi, em Salvador, na Bahia. O bloco desfilou pela primeira vez em 1981, homenageando o rei caçador, Oxóssi, que é o orixá protetor do Araketu. Por isso, o símbolo do bloco é o ofá e as cores são azul e branco. Foi campeão do carnaval de Salvador nos anos de 1981, 1982 e 1983, não podendo mais competir nos anos seguintes.

O Araketu foi idealizado por Vera Lacerda, professora de história e mestra em filosofia, e seu primo Augusto César (falecido em agosto de 2016), guru espiritual de diversos artistas do Brasil.

Em 1987, lançaram seu álbum de estreia, pela gravadora Continental. Em 1994, foram para a gravadora Columbia, e em novembro do mesmo ano lançaram o álbum Bom Demais. Em 1998, lançaram o álbum Ao Vivo, que foi certificado diamante.

Em 2007, Tatau, vocalista da banda, se desligou do grupo para seguir carreira solo e foi substituído pela cantora Larissa Luz até junho de 2012. No dia 5 de junho de 2012, o antigo vocalista Tatau retornou ao comando da banda.

Em 1 de março de 2015, Tatau deixa mais uma vez o Araketu, dessa vez em definitivo. Entra, no comando dos vocais do Araketu, Tonho Matéria, fazendo o seu primeiro show no em maio de 2015, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Nesse mesmo ano, é feito um concurso para um segundo cantor da banda. Foi escolhido Linnoy (ex-integrante da banda Os Sungas). Essa formação se manteve até o mês de maio de 2018.

A banda Araketu, hoje composta por Dan Miranda, (ex-integrante da banda Filhos de Jorge), que teve sua voz eternizada com a música Ziriguidum. Essa formação já se apresentou em diversos Estados do Brasil, levando suas músicas alegres e dançantes por todos os locais aos quais passam. Hoje, além de todos os sucessos do Araketu (Pipoca, Mal Acostumado, Bom Demais, Avise a Vizinha etc.) o Ara já começa a ter músicas autorais, com lançamento nas principais plataformas digitais, como O Som do Ara (composição de Dan Miranda) e Praça da paixão (Samir, Breno e Rubão), com lançamento previsto para o mês de julho de 2019.

Essa formação segue junta até os dias atuais, tocando em diversas cidades do Brasil.

Fonte : https://pt.wikipedia.org

Fonte: https://www.chapadadosguimaraes.mt.gov.br

Sair da versão mobile