O líder do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, na Câmara, deputado Altineu Cortês, afirmou que já tem 122 das 171 assinaturas necessárias para protocolar o pedido de instalação da CPI da Petrobras.
O movimento tem o aval de Bolsonaro, que, inclusive, disse que assinaria o documento caso fosse deputado, e ocorreu logo após o último reajuste de preços dos combustíveis feito pela estatal na última sexta-feira, 17.
Caso seja instalada, os líderes dos partidos na Câmara precisam indicar os integrantes que vão compor a Comissão. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), disse à imprensa na última terça-feira, 21, “que não queremos confronto. Queremos respeito à Petrobras e ao povo brasileiro”, frisou.
A expectativa do grupo de apoio de Bolsonaro é conseguir as demais assinaturas ao longo desta quarta-feira. O grupo não vai contar com o apoio da bancada petista na Casa. Na avaliação da oposição, o governo federal é responsável pela disparada dos preços dos combustíveis no mercado interno.