Os 24 deputados estaduais eleitos para a 20ª Legislatura foram empossados na manhã desta quarta-feira (01).
Autoridades e representantes de instituições legalmente constituídas destacaram a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da manutenção da harmonia entre os poderes, durante cerimônia de posse dos 24 deputados estaduais eleitos para a 20ª Legislatura (2023-2027), realizada na manhã desta quarta-feira (01), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.
O governador Mauro Mendes parabenizou os deputados eleitos e ressaltou a necessidade de cumprimento dos compromissos firmados com os cidadãos, bem como a relevância da parceria entre os Poderes para a entrega de resultados que beneficiarão a população.
“Quero parabenizar a todos os 24 deputados que tomam posse hoje e desejar que façam um exitoso e profícuo mandato ao longo dos próximos quatro anos, um trabalho que tem que ser feito em parceria com o Executivo e com os demais poderes, para que nós possamos somar as nossas competências e responsabilidades e entregar ao longo desses próximos quatro anos um estado melhor e uma vida melhor para os mato-grossenses”, declarou, ao chegar na solenidade.
Vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), a desembargadora Maria Erotides Kneip frisou a responsabilidade dos representantes eleitos, bem como das instituições perante a sociedade.
“O povo mato-grossense espera de nós, que representamos as instituições, muita responsabilidade e altíssimo nível de consciência social. Precisamos dar respostas e colocar o interesse público acima de quaisquer diferenças ideológicas e partidárias. Eu penso que o povo espera de nós que sejamos parceiros, que tenhamos independência, mas que tenhamos extremo cuidado e responsabilidade um com o outro”, acrescentou.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, salientou a função constitucional do órgão de auxiliar a Assembleia Legislativa e afirmou que pretende fortalecer a parceria para expandir a atuação nos municípios mato-grossenses.
“Nós fazemos esse trabalho de forma muito integrada e produtiva e temos a expectativa de avançar além da questão de auxílio técnico. O Tribunal de Contas quer fazer um grande termo de parceria com a Assembleia, no sentido de trabalharmos o desenvolvimento dos municípios. Aos novos deputados e aos que foram reeleitos, desejo sucesso absoluto e que eles possam realmente desenvolver o seu papel constitucional frente ao estado de Mato Grosso e também possam criar importantes leis em benefício da nossa sociedade”, disse.
A relevância dos trabalhos realizados pelo Legislativo Estadual em benefício da população também foi sublinhada pela defensora-geral de Mato Grosso, Luziane Castro.
“Temos acompanhado ao longo dos últimos anos que o Legislativo vem desempenhando um excelente papel de auxiliar na construção de melhorias e de trazer soluções para o desenvolvimento do estado e a nossa expectativa é que isso continue. Mato Grosso continua crescendo e precisa desenvolver políticas para atender a população que mais precisa e tenho certeza que o Legislativo vai atuar firmemente nisso”, analisou.
Eleito para mais um mandato à frente da presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado Eduardo Botelho (União) assegurou que a instituição continuará atuando com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do estado e a melhoria dos serviços oferecidos à população.
“Na legislatura passada houve um entendimento que todos nós precisávamos nos unir em torno da recuperação fiscal do estado e a Assembleia Legislativa foi a grande parceira nessa mudança, criando leis e promovendo debates aqui durante esses quatro anos. Agora nós precisamos criar as transformações. Eu acredito que a Assembleia vai se concentrar nisso e propor políticas públicas para criar uma nova matriz econômica e diminuir as desigualdades. Eu acredito e vou defender que esse seja o viés de trabalho da Assembleia”
Além de Eduardo Botelho, foram empossados durante a cerimônia os deputados estaduais Janaina Riva (MDB), Max Russi (PSB) Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), Lúdio Cabral (PT), Gilberto Cattani (PL), Dilmar Dal Bosco (União), Sebastião Machado Rezende (União), Júlio Campos (União), Thiago Silva (MDB), Faissal Calil (Cidadania), Fábio José Tardin – Fabinho (PSB), Valdir Barranco (PT), Carlos Avalone (PSDB), Alberto Machado – Beto Dois a Um (PSB), Claudio Ferreira (PTB), Diego Guimarães (Republicanos), José Eugênio de Paiva – Dr. Eugênio (PSB), Valmir Moretto (Republicanos), João José de Matos – Dr. João (MDB), Paulo Araújo (PP), Wilson Santos (PSD), Elizeu Nascimento (PL) e Lídio Barbosa – Juca do Guaraná Filho (MDB).
GALERIA DE FOTOS
Fonte: https://www.al.mt.gov.br