Autocuidado: como ele pode ajudar a prevenir doenças ao manter em equilíbrio a saúde do corpo e da mente.

0

Em entrevista com o psiquiatra Alberto Augusto Iglesias Ferreira, médico credenciado ao convênio, o MT Saúde listou três mudanças simples para ajudar seus beneficiários a praticarem o autocuidado.

Neste domingo (24.07), é celebrado o “Dia Internacional do Autocuidado”, data idealizada e implementada, em 2011, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de se manter constantemente atenta aos cuidados com a saúde.

Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para promover a si uma melhor qualidade de vida. Com a pandemia da covid-19, muito foi divulgado sobre a importância do equilíbrio entre a saúde do corpo e da mente para a prevenção de doenças.

Segundo relatório da OMS, houve um aumento de 27,6% dos casos de transtorno depressivo grave no mundo durante o primeiro ano da pandemia. Também em 2020, foi possível constatar 25,6% mais casos de transtornos de ansiedade a nível mundial.

Nesse sentido, é importante fazer escolhas e construir hábitos que influenciam positivamente no equilíbrio dessa balança, conforme explica o psiquiatra Alberto Augusto Iglesias Ferreira, médico credenciado ao Instituto Mato Grosso Saúde (MT Saúde) e que atende no Hospital São Mateus, em Cuiabá.

“Principalmente nesta época de pandemia, os casos de ansiedade, depressão, crises de pânico e burnout aumentaram demais. Além do cuidado da saúde física é muito importante cuidar da saúde mental”, avalia o psiquiatra.

No entanto, como nem sempre é fácil colocar o discurso em prática e para ajudar os seus beneficiários a praticarem o autocuidado, o MT Saúde, com a ajuda do profissional credenciado, listou três mudanças simples, mas com grande potencial para fazer a diferença no seu dia a dia.

Alimente-se bem. A alimentação reflete diretamente em nosso corpo, afetando a disposição, o aspecto da pele, a resistência das unhas e até o brilho dos cabelos, assim como outras questões. Portanto, atentar-se para a alimentação é o primeiro passo para ter uma vida mais saudável.

Faça atividades físicas. Apesar de muitas pessoas terem uma vida sedentária, é imprescindível que os exercícios físicos façam parte do estilo de vida. Ficar muito tempo sentado ou deitado pode causar problemas futuros nas articulações, nos músculos e na coluna de forma precoce. Encontre uma atividade física que te proprocione bem-estar.

Cultive a espiritualidade. Seja através da religião, da prática de yoga, meditação ou qualquer atividade que cultive um encontro consigo ou com algo maior, cultivar a espiritualidade tem uma grande influência no seu bem-estar geral e na prevenção de doenças. Para começar, você só precisa ter um lugar silencioso e de 5 minutinhos.

Veja aqui a listagem de todos os profissionais e especialidades credenciadas ao MT Saúde. Outras informações com a Central de Atendimento pelo telefone  (65) 3613-7700 ou e-mail: atendimento@mtsaude.mt.gov.br

Fonte:http://www.mt.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui