O TCE-MT é certificado desde 2012, sendo referência entre as instituições públicas do Brasil.
Os Sistemas de Gestão de Qualidade (SGQ) e Sistema de Gestão de Energia (SGE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresentaram avanço no monitoramento e execução de seus processos. Foi o que apontou auditoria externa referente à manutenção dos certificados NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 50001, concluída nesta quinta-feira (14).
A avaliação, que teve início na segunda-feira (11), foi realizada pelo auditor líder da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Claudio Ferreira Araújo, que chamou a atenção para as melhorias constatadas no SGQ.
“Há alguns anos ele estava muito embrionário. A equipe organizou o sistema, que hoje funciona bem melhor. A documentação está mais organizada e as pessoas têm mais conhecimento sobre as normas, o que facilita muito o entendimento sobre os questionamentos. Então temos muitas evidências de melhoria”, salientou.
O titular da Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan), Adjair Roque de Arruda, explicou que a auditoria acontece anualmente, assegurando o padrão de qualidade dos processos. “O que o auditor nos apontou foram apenas oportunidades de melhoria, o que indica que não há inconformidades.”
Na ocasião, a coordenadora de Planejamento Institucional da Seplan, Mônica Botelho, atribuiu o resultado positivo à conscientização dos servidores que trabalham diretamente com os processos e à instrumentalização das informações.
“Antes, nós adotávamos um procedimento sistêmico. Hoje, nós traduzimos isso para um manual que traz todos os requisitos da norma de uma forma prática e exequível na parte operacional. Então, qualquer pessoa que assuma a coordenadoria poderá dar continuidade às atividades sem risco nenhum ao processo certificado”, disse ela.
À frente do Sistema de Gestão de Energia (SGE), Carla Cristiny Esteves de Oliveira, reforçou o grau de responsabilidade de toda a equipe envolvida no processo, além do grau de controle das rotinas internas.
“Existe uma questão muito importante sobre a cultura organizacional. Hoje em dia nós temos um método para o acompanhamento e monitoramento dos processos. Além disso, a gente também analisa e consegue dar um feedback para o Tribunal. Então ficamos muito felizes com os resultados destacados aqui”, pontuou.
Certificações
O TCE-MT é certificado desde 2012, sendo referência entre as instituições públicas do Brasil. A ISO 9001, que trata do Sistema de Gestão de Qualidade, contempla sete produtos, sendo eles o Plenário Virtual, o Diário Oficial de Contas (DOC), o Gerenciamento de Prazos e Sistematização das Atividades (SGP), o Controle da qualidade das informações inseridas no Sistema Geo-Obras, o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE) e a Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo e o Radar de Controle Público.
Já a certificação ISO 50001 diz respeito à implementação e manutenção do Sistema de Gestão de Energia, que estabelece os processos necessários para a melhora contínua do desempenho e consumo energético no órgão.
https://www.tce.mt.gov.br/