O deputado federal José Medeiros (PL) fez duras críticas contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deixou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) impedido de disputar eleições até 2030. A decisão foi proferida na sexta-feira (30).
Após 8 dias de julgamento, a corte eleitoral entendeu que Bolsonaro cometeu abuso político fora do período eleitoral. O placar foi 5 votos contra e apenas 2 favoráveis.
Na avaliação de Medeiros, a decisão vai contra a vontade de mais de 50 milhões de brasileiros. “Não se trata de um ataque somente ao ex-presidente, mas a uma parcela gigante da população, mais de 50 milhões, que é ferida naquilo que deveria ser mais sagrado dentro de uma democracia: a liberdade e o respeito às leis”, afirma.
Ainda conforme o parlamentar, as recentes decisões do poder Judiciário mancham a história. “O que acontece no Judiciário atual do Brasil é uma mancha histórica”.
Conforme pontua a acusação, Bolsonaro fez falsas alegações apontando fragilidades no sistema eleitoral brasileiro em julho de 2022 – a reunião foi transmitida pela TV oficial do governo e também pelas redes sociais.
A decisão deixa o ex-presidente impossibilitado de concorrer em eleições até 2030. Cabem recursos ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal.
Fonte: https://odocumento.com.br