Burocracia, falta de informação, demora, corrupção. Essas e muitas outras palavras carregadas de negatividade geralmente são primeiro pensamento da população quando se fala em política e órgão público, como a prefeitura de uma capital, por exemplo.
Justamente esse cenário que pretendemos mudar, por entender que o povo cuiabano merece mais. As pessoas da nossa cidade precisam de uma prefeitura feita para servir elas com inteligência, agilidade e com dados precisos. Isso não é um sonho distante e pode ser feito com tecnologias já existentes.
Nossa visão é transformar Cuiabá em uma cidade inteligente, onde a tecnologia e a transparência caminham juntas.
Por exemplo, em nosso plano de governo é proposto o uso de inteligência artificial (IA) para promover transparência e gestão, o que permite maior controle e fiscalização das contas públicas.
Todos os dados da Prefeitura estarão na palma da mão de qualquer pessoa.
Assim será possível realizar ações que hoje só são feitas pessoalmente na Prefeitura – sem contar a demora gerada por processos burocráticos. Vamos utilizar a Inteligência Artificial para transformar a forma como os cidadãos interagem com os serviços públicos.
A IA permitirá que os usuários acessem uma ampla gama de serviços diretamente de seus celulares ou computadores, a qualquer hora do dia.
Através do App e do WhatsApp, os moradores de Cuiabá poderão emitir notas fiscais, abrir empresas, apresentar projetos, pagar ou imprimir alvarás e taxas, fazer requerimentos às secretarias, acessar documentos e fiscalizar dados, tudo com a facilidade e eficiência proporcionadas pela IA.
Também pensando em uma prefeitura sem burocracia, propomos o “Cuiabá Smart”. Com dados abertos e mais transparência, estamos trazendo um programa de governo que vai colocar Cuiabá na vanguarda da modernidade.
O programa “Cuiabá Smart” visa revolucionar a gestão pública e a interação com a sociedade por meio de uma plataforma tecnológica avançada.
Este programa integrará dados de diversas fontes, incluindo Waze, Google, e os bancos de dados da prefeitura, como saúde, educação e edificações, em um mapa interativo e abrangente.
A ferramenta não só facilitará a gestão municipal, mas também permitirá mais fiscalização e participação da sociedade.
Esse programa vai eliminar a necessidade de pedidos de consulta prévia para edificações, salvo raras exceções ambientais, e simplificará processos para empreendedores e construtores.
Acabar burocracia para abertura de novas empresas e construção de edificações, incentivará o desenvolvimento econômico.
Cuiabá merece sim sair desse “mantra de corrupção” e com inteligência, boas estratégias e gestão eficiente, nossa capital vai figurar entre as mais práticas e desburocratizadas do país.
Abilio Brunini é deputado federal e candidato a prefeito de Cuiabá pelo Partido Liberal
FONTE: https://odocumento.com.br/