Após visita ao HMC, conselheiro do TCE diz que “tem gente morrendo” por falta de atendimento

0

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, afirmou que há pessoas morrendo em Cuiabá por falta de atendimento gerado pelo caos que se estabeleceu na área da Saúde.

Ricardo esteve na comitiva que visitou o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) na tarde de quinta-feira (12). Com ele estiveram o prefeito eleito, Abilio Brunini (PL) e o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando Perri.

A visita constatou o que já era imaginado: atendimento precário e pessoas sofrendo como consequência – segundo avaliação do conselheiro.

“Estamos vivendo um caos há muitos meses e agora chegamos ao caos total. Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro também serão de caos, se não o estancarmos agora. Médicos não estão atendendo, empresas contratadas não estão prestando serviço. Os médicos entram de férias e o caos vai se alastrar”, disse Sérgio Ricardo.

Ainda segundo o conselheiro, os 600 leitos de UTI disponibilizados pela Saúde municipal estão completamente lotados, com fila de espera. “Não há resolutividade. Tem gente morrendo e que vai morrer por falta de medicamentos ou especialistas. O caos ficará maior”, emendou.

Já o prefeito eleito, Abilio Brunini (PL), quer a administração da pasta antes mesmo da posse de sua gestão em 1° de janeiro. Ele argumenta que os dias perdidos até lá serão prejudiciais para a população.

“A gente começa o processo com mais celeridade, evitando que o caos piore. Viemos avaliar hoje. É a primeira vez que falo sobre esse tema, mas – se for para ser – o mais correto seria fazer uma intervenção de antecipação da gestão do próximo gestor, porque não faz o menor sentido ter dez, quinze dias. Não dá tempo de mudar a equipe e organizar a Saúde”.

FONTE: https://odocumento.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui