Após paciente passar mal em UPA, secretaria de Saúde de Cuiabá esclarece. (Vídeo)

0

A falta de atendimento na UPA do verdão em Cuiabá, gerou revolta na população na noite desta segunda-feira (20).

De acordo como vídeo gravado por internauta, às pessoas estariam esperando desde às 9 da manhã, para ser atendida, o caso ficou mais polêmico quando um homem começou a passar mal, e desmaiou por falta de um médico para o seu atendimento.

Sobre vídeo gravado nas dependências da UPA Verdão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece:

Na segunda-feira (20), durante o plantão do dia, a UPA Verdão atendeu com o quadro completo de médicos, sendo 3 clínicos gerais e 1 médico no box de emergência, além de 2 pediatras. No plantão da noite, a UPA funcionou com 2 clínicos gerais e 1 médico no box de emergência e 2 pediatras.

Em um plantão de 24 horas, o preconizado pelo Ministério é uma UPA de porte que atenda em média 300 pessoas. Em 17 horas de plantão, já haviam sido atendidos 257 pacientes, sendo que 40 oriundos são do município de Várzea Grande.

“Válido ressaltar que a UPA Verdão é 100%, custeada com recursos da Prefeitura de Cuiabá, sem recursos do Governo Federal e Governo Estadual”.

“Após o fim de semana foi registrado um aumento considerável de pacientes, na sua maioria com classificação verde (sem urgência, de acordo com o protocolo internacional de Manchester), o que permite um tempo maior de espera por atendimento”.

“O paciente que aparece passando mal em vídeo, gravado no local estava aguardando procedimento de avaliação pela triagem. Quando começou a sentir-se mal, ele foi imediatamente acolhido pela equipe e atendido”.

“Após ser atendido, ele foi medicado e inclusive gravou um vídeo elogiando o atendimento e agradecendo a equipe da UPA Verdão”.

“A SMS lamenta o problema ocorrido e ressalta que toda a equipe da UPA trabalha intensamente para que todos os pacientes, possam ser bem atendidos”.

Vídeo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui