Para auxiliar prefeitos atuais, eleitos e reeleitos na adoção de medidas administrativas que viabilizem a eficiência da gestão, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) realizam, nesta terça-feira (26), uma reunião conjunta com a participação dos gestores. No período da manhã, os prefeitos vão se reunir no auditório do TCE e, à tarde, na AMM.
A programação matutina terá início às 8 horas, com um painel sobre programa de concessões rodoviárias, que contará com a participação de técnicos do Tribunal e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra/MT).
Na sequência, os gestores vão deliberar sobre a criação do Consórcio Intermunicipal Mato-grossense de Compras Públicas, idealizado para viabilizar um modelo de aquisição de produtos e serviços para as prefeituras de forma centralizada. A iniciativa foi proposta pela AMM ao Tribunal de Contas, visando garantir economia, celeridade, segurança jurídica e qualidade nas compras compartilhadas.
O incremento de receitas municipais também faz parte da programação, considerando que é uma das principais demandas das gestões locais, que precisam fortalecer as fontes de receitas próprias e viabilizar investimentos em serviços públicos para atender a população.
A programação vespertina terá início às 14 horas, no auditório da AMM, com a realização de uma Assembleia Geral Ordinária dos prefeitos. O objetivo da reunião é deliberar sobre a aprovação do orçamento da instituição para 2025, e discutir outras atividades para o próximo ano, como a primeira edição do Encontro Mato-grossense de Municípios, que será realizado em fevereiro.
A programação será encerrada com uma confraternização entre os prefeitos, a partir das 18 horas, no espaço de convivência da associação.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou a importância da participação dos gestores no evento, que será a última reunião ampliada do ano com a presença dos prefeitos atuais, eleitos e reeleitos. “Contamos com a participação de todos, considerando a importância da pauta para os que estão encerrando o mandato e para os que vão assumir as prefeituras em janeiro. A nossa expectativa é que os resultados desse encontro reflitam de maneira muito positiva nas gestões municipais, que terão novos desafios a partir do próximo ano”, ressaltou.
Essa será a segunda reunião com os novos gestores realizada pela AMM e TCE. Na segunda quinzena de outubro, as instituições realizaram o Seminário de Encerramento de Mandato, visando orientar sobre as principais medidas administrativas a serem adotadas no final da gestão, além dos fundamentos e regras para o processo de transição.
PROGRAMAÇÃO
26 DE NOVEMBRO (TERÇA-FEIRA)
LOCAL: AUDITÓRIO DO TCE
8 h – Painel Concessões
Participação: TCE e SINFRA
10h30 – Assembleia Geral para Criação do Consórcio Intermunicipal Mato-grossense (Central de Compras Públicas)
11h30 – Soluções para Aumento de Receitas Municipais
12h30 – Encerramento
LOCAL: AUDITÓRIO DA AMM
14 h – Assembleia Geral – Discussão e Aprovação do Orçamento de 2025, entre outros assuntos
18 h – Confraternização entre os prefeitos
Local: Espaço de convivência da AMM
FONTE: https://www.amm.org.br/