Alexander disputa campeonato brasileiro, conquista 4° lugar e garante vaga para o mundial.

0

Bandeira da cidade de Várzea Grande no pódio do Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu Esportivo 2021.

Realizado de 16 a 18 de julho, a competição em São Paulo, aconteceu desde sexta (16) até domingo (18). O atleta, funcionário público municipal, Alexander Gouveia Ortiz, que é subcomandante da Guarda Municipal, dessa vez competiu com a faixa roxa e na categoria peso meio pesado.  

Alexander pratica jiu-jitsu há 05 anos e já conquistou os títulos de bicampeão mundial e campeão brasileiro da sua categoria, onde é faixa roxa. O atleta, apaixonado por artes marciais, também é faixa marrom em Aikidô, ambas técnicas japonesas. 

“Em primeiro lugar, eu busco saúde. O jiu-jitsu, por exemplo, desenvolve a força, a resistência, a flexibilidade e ajuda a ter uma ótima condição física. Em segundo, a prática esportiva ensina também técnicas de defesa pessoal, o que é muito eficiente na minha profissão, pois pode evitar o uso de armas letais em diversas situações”, explica o guarda municipal de classe especial. 

Alexander Gouveia destaca que a prática de artes marciais e esportes, em geral, é importante para desenvolver as potencialidades que cada pessoa tem. “Também vejo o esporte como instrumento para servir à sociedade. Quando eu era criança, tinha o sonho de competir, vencer, ganhar medalhas e hoje, no meu trabalho, busco passar valores positivos, principalmente para o público infantil”, afirma. 

De acordo com o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, toda a gestão municipal, assim como a cidade, deve se orgulhar de Alexander, que já é um campeão e exemplo, lembrando que os servidores públicos são a mão do Poder Executivo na oferta de serviços públicos de qualidade à população como segurança, saúde, educação, social, obras entre outros. 

“A dedicação dos nossos servidores é admirável. A Guarda Municipal tem história, tem tradição e, acima de tudo, prima pelo bem-estar social da população, pelo cuidado e pelo amor à cidade. Queremos que o subcomandante Alexander volte vitorioso novamente e traga um novo título para a nossa cidade. De qualquer forma, ele já é motivo de orgulho para a gestão municipal, para a cidade, além de ser exemplo para a sociedade”, disse o prefeito. 

Guarda Municipal 

Foi a primeira instituição municipal do nível criada entre os 141 municípios de Mato Grosso.  Alexander Gouveia Ortiz possui formação superior em engenharia florestal e mestre em ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, onde possui 22 anos de carreira. Ingressou na instituição no primeiro concurso realizado, quando ela foi criada no ano 2000.  

Em sua primeira competição com a faixa roxa e na categoria peso pesado, o nosso Subcomandante, GM Alexander ficou com o quarto lugar e conquistou a vaga para o mundial desse ano.

O Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Ortiz já coleciona algumas medalhas em seu histórico nas lutas, confira abaixo:

2° Lugar peso médio FA master3 no Campeonato Brasileiro 2018

1° lugar peso médio FA master3 no Campeonato Mundial 2018

3° Lugar peso médio FA master3 no campeonato Brasileiro 2019

2° Lugar peso médio FA master3 no campeonato Mundial 2019

1° Lugar peso meio pesado FA master3 no campeonato Brasileiro 2020

1° Lugar peso meio pesado FA master3 no campeonato Mundial 2020

Agora é voltar aos treinos que no final do ano tem mais, rumo ao mundial de jiu-jitsu.
Que a bandeira de Várzea Grande volte ao topo do pódio, estamos com você Subcomandante!