Ação para combater infrações aos serviços de água e esgoto chega ao bairro Solares do Tarumã

0

Dando prosseguimento ao combate as perdas de água, o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) inicia nesta quinta-feira (29) uma ação de corte e fiscalização por inadimplência, por ligações irregulares e sobre desperdício de água no bairro Solares do Tarumã e região.

As equipes da autarquia estão na região realizando as fiscalizações em busca das irregularidades, tais como: ligações clandestinas de água e esgoto, desvio de ramal de água, retirada de hidrômetro, violações dos lacres de corte, desperdício de água ou qualquer outra intervenção no sistema de abastecimento.

Segundo cadastro do Setor Comercial do DAE/VG, o bairro Solares do Tarumã possui, em reais, débitos na ordem de R$ 941.166,08, o que representa 70% dos imóveis com faturas em atraso.

O diretor presidente do DAE-VG, Carlos Alberto Simões de Arruda, explica que o objetivo da ação é diminuir as fraudes no sistema de distribuição e reduzir as perdas.

Segundo ele, as fraudes não se limitam a causar perdas financeiras para o erário público, também favorecem o aumento de perdas no sistema de abastecimento de água da cidade, prejudicando toda população. “Sabemos que as fraudes fazem com que os fraudadores gastem três vezes mais água que um consumidor que tem a sua ligação regular, pois o infrator não tem um freio (hidrômetro) para seu consumo”.

A orientação da autarquia é que os moradores procurem a agência comercial do DAE/VG para negociar, evitando assim o corte e incidência de multas e taxas de serviços.

O furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade. O consumidor infrator responde pelo crime de furto qualificado por fraude, previsto no Art. 155, $ 4º, II do Código Penal Brasileiro.

Em 2022, o DAE-VG regulamentou os valores das multas por infração, através da Portaria nº 217/2022.

De acordo com a publicação, as multas consideradas leves correspondem a 10 vezes o valor da tarifa mínima vigente da categoria em que o usuário se enquadre; Infração média será 20 vezes e; a infração grave 100 vezes.

O cidadão que quiser denunciar qualquer irregularidade pode entrar em contato pelos seguintes canais: (65) 99327-2409, (65) 99267-9896 (WhatsApp) e da ouvidoria (65) 99267-6588.

A Agência comercial do DAE/VG está localizada na Avenida Castelo Branco, 245, no Centro de Várzea Grande, em frente ao terminal André Maggi.

José Carlos Guimarães

As ações de corte e fiscalização no bairro José Carlos Guimarães, iniciadas na semana passada, continuam ocorrendo. Nesta região, o total de débitos, em reais, é no valor de R$ 2.426.424,25, o que representa 91% dos imóveis com faturas em atraso.

Fonte: https://daevg.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui