Ícone do site Blog do Pedro Luis

‘A Cozinha é Minha Vida’: livro conta história de sucesso de Leila Malouf

Em 1994, uma pequena cozinha improvisada na Rua Zenóbio da Costa, no bairro Goiabeiras, em Cuiabá, marcou o início de uma das maiores histórias de gastronomia, empreendedorismo e trabalho em família que Mato Grosso já testemunhou. Nascia ali o Buffet Leila Malouf, comandado pela renomada banqueteira que terá sua trajetória registrada no livro ‘A Cozinha é Minha Vida’, que será lançado na próxima terça-feira, 3 de setembro, às 18h, no Espaço Reali do Buffet Leila Malouf, em Cuiabá.

A ideia de reunir as memórias e principais receitas de Leila em um livro surgiu em 2022 e foi idealizada pela Mercatto Comunicação. A empresa, responsável pelo design gráfico, textos e coordenação do projeto, contou com o apoio essencial da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) e da editora Entrelinhas, que cuidou da editoração do conteúdo.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, apoiar essa publicação e homenagear uma história tão importante para a cultura regional é um ato louvável.“Há três décadas, Leila Malouf comanda o buffet e o grupo que levam seu nome e assinatura. Sua jornada não só influenciou os paladares locais, mas também elevou nossa culinária a patamares internacionais”, observa.

‘A Cozinha é Minha Vida’ é uma celebração à vida, à gastronomia, às receitas de sucesso e à riqueza cultural mato-grossense. “Quando talento e paixão se encontram com trabalho e comprometimento, surgem histórias de sucesso que inspiram. É exatamente isso que encontramos na vida e na obra de Leila Malouf, uma referência na gastronomia nacional”, acrescenta Wenceslau Júnior.

Com profundas raízes libanesas, Leila Malouf vem de uma família unida, cujo pai, Elias Daud Ayoub, desembarcou no Brasil em 1914.

Como filha mais velha, Leila observava de perto a rotina da mãe, que equilibrava os papéis de esposa e dona de casa. “Ela foi a primeira a me inspirar a gostar de cozinhar e a combinar o melhor da culinária árabe com sabores contemporâneos”, relembra Leila.

Tudo começou com os eventos no Clube Monte Líbano, quando Leila assumiu o cargo de diretora social durante a gestão de seu esposo, Khalil Malouf, presidente do clube na época, preparando os almoços de domingo e coordenando a equipe de cozinha.

“Não posso dizer que planejei me tornar empreendedora aos 40 anos, mas, um dia, percebi que estava cozinhando para outras famílias além da minha e entendi que estar à frente das panelas também me fazia feliz. Hoje, vejo que a empresa que leva meu nome é sinônimo de inovação, e essa é uma grande responsabilidade. Por isso, a cada banquete, procuramos nos superar”, afirma Leila.

A banqueteira também fala sobre os projetos para o futuro: “Dizem que já fiz muito, mas ainda quero inaugurar novos capítulos na minha vida. Um deles é este livro. São 280 páginas que revelam minha trajetória, oferecendo aos leitores não apenas os segredos de minha carreira, mas também a oportunidade de experimentar alguns dos sabores que criei e aperfeiçoei ao longo dos anos. Se tem algo que está no meu coração, é a vontade de nunca parar, e consegui passar isso para meus filhos, que hoje estão à frente do negócio, sempre buscando ir mais longe”.

O livro está dividido em três partes: ‘Antes de Tudo: minha história com a cozinha’; ‘Receitas: sabores que fazem parte da minha vida’; e ‘Banquete & Festas’. São 13 capítulos que mesclam a história de Leila com títulos como: ‘Sou uma mistura’, sobre sua origem; ‘Tempero de família’, que fala sobre suas raízes libanesas; ‘À frente das panelas’, onde conta como tudo começou; ‘Perto do fogo’, que aborda o desafio de empreender aos 40 anos; ‘Desafios para todos os gostos’, no qual compartilha os desafios do negócio ao longo dos anos, entre outros.

Quando questionada sobre o segredo do sucesso, Leila Malouf responde: “Acredito que o sucesso é um processo único para cada um e envolve vários fatores. Para mim, ter a família sempre por perto, me apoiando em cada decisão, foi essencial para que o negócio prosperasse”. (as informações são da assessoria) 

Sair da versão mobile