Atendimento em unidade que atende população de sete bairros já começou na manhã desta quarta-feira (29.11)
A população do Bairro Despraiado e região conta agora com uma unidade básica de saúde totalmente reformada pelo Governo do Estado. A Unidade de Saúde da Família (USF) Despraiado I e II – João Borralho, entregue nesta quarta-feira (29.11), é a terceira obra concluída pelo Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde, em Cuiabá.
O atendimento na USF já iniciou durante a manhã.
Cerca de 8,5 mil pessoas de sete bairros são atendidas na unidade, que estão com as equipes completas, com médico, dentista, enfermeiras e técnicos de enfermagem. A unidade também está com a sala de vacina aberta e a farmácia com estoque completo. O atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Na reforma da USF Despraiado I e II, o Gabinete de Intervenção refez a parte elétrica, o telhado, trocou as bancadas de salas de atendimento, instalou forros e grades nos muros, portas e esquadrias e fez a manutenção hidrossanitária, a adequação de layout e a adequação para acessibilidade. Também foram refeitos o piso, jardinagem e pintura. Todos os móveis, eletrodomésticos e equipamentos necessários para o atendimento instalados são novos.
“Temos trabalhado muito, dia e noite, para entregar estas reformas com qualidade e retomar as obras paradas. Uma obra como essa, para ser realizada, precisa do apoio de muita gente. Ver o prédio pronto e a população chegando e elogiando o que encontraram faz tudo valer a pena. Agora, os moradores da região e os servidores terão um ambiente digno e renovado”, destacou a interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona.
A interventora pontuou que a unidade do Despraiado foi uma das primeiras a começar por causa da decisão judicial do período anterior à atual gestão da Saúde que determinou que a reforma total do imóvel fosse feita, com a troca de móveis e equipamentos. “A situação dessa unidade estava tão ruim quando chegamos que estava impactando no atendimento”, disse Carmona.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, pontuou que a intervenção conseguiu melhorar muito a saúde pública de Cuiabá neste ano e citou a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Leblon, em julho, e a USF do Bairro Jardim Imperial, em setembro.
“Isso é algo visível a todos os usuários da saúde pública de Cuiabá. Onde não tinha remédio, hoje tem. Raio-X que não funcionava, hoje funciona. Unidades que estavam paralisadas foram inauguradas. A Intervenção demonstra claramente que uma boa gestão é capaz de consertar a saúde pública da Capital”, ressaltou.
Dois netos e uma sobrinha do homenageado João Borralho acompanharam a entrega da reforma e se disseram honrados ao verem um ambiente claro e acolhedor.
“Eu moro aqui perto e sempre vim nessa unidade. A equipe sempre nos atendeu muito bem, mas a unidade estava muito ruim, com muita lama na frente. Agora, com a reforma, ela faz jus ao meu avô, que era uma pessoa muito acolhedora”, contou Michelle Borralho.
O aposentado Brazelino Rodrigues Ferreira, de 80 anos, mora há 25 anos no bairro e é usuário assíduo da unidade de saúde. Ele não só conhece toda a equipe, como também a realidade do dia a dia da USF Despraiado.
“Antes (da reforma) era bem decadente, sempre faltava alguma coisa. Agora está tudo muito bonito. Eu achei a reforma um sucesso, uma reviravolta. Já pude ver que o posto está bem equipado e a farmácia está abastecida”, enfatizou Brazelino.
A intervenção foi decretada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso em março deste ano, a pedido do Ministério Público do Estado, que apontou diversas irregularidades na saúde da capital.