Justiça condena ex-governador e mais três por desvio de R$ 7 milhões do Estado; seis pessoas são absolvidas

0

A juíza Ana Cristina Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou o ex-governador Silval Barbosa e outras três pessoas na ação penal derivada da Operação Seven, que desvendou um esquema de R$ 7 milhões dos cofres do Estado.

O rombo ocorreu na compra, em 2014, de uma área na região do Manso, de 727,9 hectares, para ser integrada ao Parque Estadual Águas da Cabeceira de Cuiabá. O terreno, no entanto, já pertencia ao Estado. A sentença foi publicada nesta quinta-feira (23).

Além de Silval, foram condenados o ex-secretário-chefe da Casa Civil Pedro Nadaf, o procurador aposentado Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, o Chico Lima, e o ex-presidente do Intermat, Afonso Dalberto. O ex-governador foi sentenciado a pena de três anos, 10 meses e seis dias de prisão. Já Nadaf foi condenado a três anos, um mês e 10 dias. Afonso Dalberto pegou quatro anos e um mês e Chico Lima  nove anos e quatro meses.

A magistrada determinou que o procurador aposentado cumpra a pena em regime fechado. Ele, no entanto, poderá recorrer em liberdade.Já Silval e os demais ex-secretários cumprirão as penas em regime diferenciado por eles terem firmado acordo de colaboração premiada.

Na mesma decisão, a magistrada absolveu os ex-secretários José de Jesus Nunes Cordeiro, Arnaldo Alves de Souza Neto, além do Filinto Correa da Costa. Também foram absolvidos os servidores da Sema Francisval Akerley da Costa, Cláudio Takayuki Shida e Wilson Gambogi Pinheiro Taques.

Fonte: https://odocumento.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui