Mato Grosso exportou 25,5 bilhões de dólares de janeiro a setembro de 2023, responsável por 10,26% de tudo o que foi embarcado pelo país a outros mercados. O estado é o quarto maior exportador do Brasil. Por outro lado, importou 2,3 bilhões, sendo o 14º no ranking nacional. Por isso, houve um superávit de 23,2 bilhões na balança comercial.
Contudo, os resultados positivos deste ano estão menores do que o desempenho do ano passado. No mesmo 9 meses do ano, o Estado tinha um superávit comercial de 26,7 bilhões, exportando 32,5 bilhões e importando 5,7 bilhões em produtos.
Dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (SCRI/Mapa) indicam que o resultado de setembro foi fortemente influenciado pelo recuo do índice de preços dos produtos exportados. Por outro lado, a safra recorde de grãos de 2022/2023 possibilitou um aumento de volume exportado pelo Brasil.
Produtos in natura como soja e milho são os principais produtos exportados, seguidos pelas carnes, algodão, ouro e óleo de soja. Os principais destinos são China, Tailândia, Espanha, México e Vietnã.
Já nas importações, a China, Rússia e Canadá são os principais fornecedores de adubos fertilizantes e potássio utilizados na agropecuária. Além de máquinas agrícolas e aeronaves.
Fonte: https://odocumento.com.br