TCE-MT inicia auditoria interna sobre Sistemas de Gestão de Qualidade e de Energia

0

A auditoria interna sobre o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e sobre o Sistema de Gestão de Energia (SGE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) teve início nesta segunda-feira (31). A avaliação anual trata do cumprimento dos requisitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a manutenção dos certificados NBR ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 50001.

Ao longo de toda a semana, secretários, gerentes de processos e chefes de núcleos tratarão, por exemplo, da atualização da política dos sistemas, prevista em manual lançado recentemente pela Secretaria de Planejamento e Integração (Seplan). A mobilização garante os ajustes necessários antes de auditoria externa realizada pela ABNT, prevista para novembro.

É o que explica o subsecretário da Secretaria de Planejamento e Integração (Seplan), Guilherme Almeida, “Estamos verificando com as equipes se o que temos acompanhado nas reuniões está sendo executado realmente. Os participantes saem da reunião mais seguros e munidos com informações importantes acerca da auditoria.”

O trabalho faz parte da visão estratégica da gestão do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli. “Já há algum tempo temos nos saído bem nestas classificações e chamado a atenção de outras instituições. A ideia é continuarmos assim, e, para isso, o trabalho depende do envolvimento de todos os atores”, reforça Guilherme.

De acordo com o consultor dos sistemas de gestão do tribunal de contas, a partir de agora os sete processos certificados pelo SGQ e o processo certificado pelo SGE serão verificados, considerando seus objetivos, metas e indicadores. Em seguida serão avaliadas as competências, documentação e equipamentos de monitoramento para que a equipe da auditoria interna analise o desempenho dos setores.

“Esse sistema tem que ser parte do dia a dia e essa foi a linha que traçamos desde o começo, não podemos deixá-lo como um apêndice do que fazemos. Esse dia a dia nasce da estratégia organizacional, que busca a satisfação do nosso cliente, que, no nosso caso, são os jurisdicionados e as pessoas que precisam de nós nesse processo todo. Por isso esse trabalho tem que acontecer naturalmente”, concluiu Nelson.

Fonte:https://www.tce.mt.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui