As Casas Lares de meninos e meninas, Casa de Amparo de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e Casa de Acolhimento às pessoas em situação de rua foram beneficiadas.
A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, recebeu doações de peixes que irão fazer parte do cardápio desta Sexta-feira Santa nas Casas Lares de meninos e meninas, Casa de Amparo de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e na Casa de Acolhimento às pessoas em situação de rua.
O repasse do pescado foi feito durante o lançamento da 2ª edição do projeto VG Peixe Santo, por iniciativa da Prefeitura de Várzea Grande em parceria com a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (AQUAMAT) e da Câmara Municipal.
A primeira-dama e Promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, disse que ficou feliz em ver a junção de esforços entre o município, a Câmara Municipal e o grupo de empresários que se dispuseram a fazer a doação de 270 quilos de pescado que irão fazer parte do cardápio das unidades sociais que abrigam meninos e meninas que foram retirados do seio familiar por terem sofrido agressões, mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de rua. “Além de manter a alimentação saudável e nutritiva, nesta data tão importante para os cristãos essas pessoas poderão manter a tradição do consumo do peixe nesta oportunidade”, agradeceu.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Célio Santos, lembrou que o objetivo do projeto VG Santo Peixe é disponibilizar para sociedade várzea-grandense o peixe de qualidade e a preço justo e de também fomentar o consumo dessa proteína tão saudável, que é o peixe.
“Estamos hoje aqui na quinta edição da feira da agricultura familiar, e fizemos questão de instalar essa ponte de comercialização do peixe santo aqui, para que a gente possa realmente divulgar mais ainda esse projeto que é muito interessante e importante para a cidade que é exatamente o de auxiliar os nossos agricultores familiares a comercializarem seus produtos diretamente aos consumidores”.
Ele destacou ainda que no ano passado o projeto VG Santo Peixe disponibilizou pelas unidades de processamento de pescado um quantitativo de peixes para que se fizesse degustação desses peixes, “e neste ano resolvemos fazer diferente, que eles nos disponibilizaram um quantitativo de pescado para que pudéssemos entregar para a secretaria de Assistência Social, para que esta destinasse para as casas de apoio do Município”.
O presidente da Câmara Municipal, Pedro Tolares, disse que uma ação tão bonita capitaneada pelo secretário Célio Santos, é algo importante e fundamental onde se está organizando a venda do peixe de qualidade e a preços acessíveis, e isso é uma ação importante. “A gente percebe que têm muitas pessoas carentes, e que muitas vezes passam até necessidades sem ter meios de comprar o peixe. Quero também agradecer aos produtores por essa iniciativa na doação dos peixes para atender às unidades sociais do município. Nós também vamos nos juntar a essa causa e faremos também a nossa doação destinada para as casas de acolhimentos”.
A titular da pasta, Ana Cristina Vieira, disse que todos da secretaria têm a honra de materializar os projetos desenvolvidos pela primeira-dama. “A Secretaria de Assistência é uma pasta transversal que atua com as demais secretarias e todas as vezes que precisamos, fomos atendidos, a exemplo da Secretaria de Meio Ambiente que tem sido uma grande parceira, por isso a minha gratidão. Quero agradecer também ao presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares, pelo apoio ao social, e por todas as vezes que está ao meu lado, e hoje aqui mais uma prova dessa sensibilidade nesta belíssima contribuição”, agradeceu.
A secretária disse ainda que a doação recebida vai alcançar pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. “Em nome de todos quero agradecer e dizer que essa é uma prova de que existe uma corrente do bem em Várzea Grande, uma doação dos empresários, por meio da secretaria de Meio Ambiente, já aqui deu prova do quanto essa corrente é forte, mobilizando outros segmentos para mais doações. Que tenhamos uma Sexta-Feira Santa abençoada, um domingo de Páscoa de Ressurreição, e que ele faz ressurgir nos corações a esperança, o perdão, a solidariedade e o compromisso da ética com a verdade”.
Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br