Projeto que cria programa para tratamento de crianças com pé torto congênito é aprovado em VG.

0

Foi aprovado na manhã desta terça-feira (04.04), na Câmara Municipal de Várzea Grande, o Projeto de Lei n° 11/2023 que dispõe sobre a implantação do programa permanente de conscientização e encaminhamento para tratamento de crianças com pé torto congênito por meio do método Ponseti.

A proposta é de autoria do presidente da Casa de Leis, o vereador Pedro Paulo Tolares – Pedrinho (UB). Conforme o parlamentar, é fundamental instituir o tratamento desde o diagnóstico precoce e dar início ao tratamento nas primeiras semanas de vida.

 Cerca de 200 mil crianças nascem com a deformidade na maioria dos países em desenvolvimento, onde a taxa de natalidade é mais alta.

“Fui procurado pelo médico Leonardo Bussiki para apresentar essa proposta junto com pais de crianças, que nasceram com esse problema e vi a importância dessa causa”, relata Tolares.

Leonardo Lotufo Bussiki Ortopedia e Traumatologia

TRATAMENTO

“Desde os primeiros dias de vida, que seria o ideal, faremos trocas gessadas semanais pelo método Ponseti, método esse padrão ouro nos tratamentos de pé torto que após a correção gessada há um corte no tendão calcâneo e recolocação de gesso para cicatrização do mesmo em melhora da posição em média, quando é bebê, utilizamos em média 5 trocas gessadas, explicou o competente Dr° Leonardo.

Quanto aos insumos para o tratamento, precisa somente dos materiais ortopédicos como: gesso algodão material de retirada de gesso de curativo, anestésico local, lidocaína e material de curativo para pequenas cirurgias.

O projeto será encaminhado para o prefeito Kalil Baracat sancionar e para a secretaria de saúde de Várzea grande executar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui