Adolescentes aprendem manutenção de computadores e celulares durante internação.

0

Oportunidade tem como objetivo evitar o retorno dos adolescentes nos atos infracionais com a inserção no mercado de trabalho.

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), 20 internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Cuiabá têm a oportunidade de aprender a fazer manutenção de computadores e celulares.

A secretária-adjunta de Justiça, Lenice Barbosa, destaca a importância da oferta de cursos que têm como propósito a especialização da mão de obra dos adolescentes internados no Sistema Socioeducativo de Mato Grosso em uma área crescente no mercado para evitar a reinternação.

“Visto que a modernização da tecnologia acompanha a alta demanda de serviços nesta área, a oferta destes cursos vai auxiliar os adolescentes na socialização, oferecendo a oportunidade de inserção no mercado de trabalho ou até mesmo a abertura do seu próprio negócio após deixar a unidade”, destaca a secretária-adjunta.

Lenice acrescenta que fomentar a profissionalização e o empreendedorismo aos adolescentes é uma das metas para 2023. Segundo ela, no mês de março a previsão é de ofertar mais dez vagas do curso de manutenção de computadores para as adolescentes da internação feminina.

Os cursos têm a carga horária de 80 horas, começaram no dia 30 de janeiro e será realizado até o dia 24 desse mês. As aulas são ministradas na própria unidade com equipamentos oferecidos pelo programa Recytec.

Os dez alunos do curso de manutenção de computadores aprenderão desde a identificação de problemas de sistemas à montagem do computador. Já os dez participantes do curso de manutenção de celulares aprenderão na prática a trabalhar com vários modelos e marcas de smartphones.

No ano passado, 45 adolescentes do Sistema Socioeducativo em Cuiabá participaram dos cursos de manutenção de computadores e informática básica oferecidos pelo programa Resytec, uma parceria da Seciteci e a organização Programando o Futuro com o Ministério das Comunicações.

(Com a supervisão de Willian Silva)

Fonte: http://www.mt.gov.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui