A Unidade está toda equipada com insumos necessários, medicamentos, remédios e equipes completas, já funcionando.
O atendimento preventivo à saúde ganhou mais um reforço em Várzea Grande. Na tarde de terça-feira (10), o prefeito Kalil Baracat e o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, entregaram as obras de reforma geral das novas instalações da Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada no bairro Jardim Imperial. A unidade atende mais de 3,5 mil famílias.
A comunidade local poderá contar com um espaço completamente reformado, possibilitando um ambiente mais digno e de qualidade. Foi realizada a reforma geral e ampliação, com novas comodidades para a farmácia, agora conta com sala administrativa, banheiros totalmente reformados e adaptados, sala de vacina, pintura geral em toda a unidade, além da instalação de forro, colocação de piso e revestimento interno e externo do local, consultórios, 100% climatizada, além de mobiliários e equipamentos novos. Para as obras da unidade, os investimentos empregados são recursos próprios do Tesouro Municipal, entre obras e equipamentos, cerca de R $600 mil empregados na unidade.
“As reformas possibilitam melhores condições de trabalho aos profissionais e mais conforto aos usuários dos serviços de saúde da localidade. A unidade faz parte da Rede de Atenção Primária e tem como estratégia ampliar a estrutura e a assistência à saúde, a fim de garantir um atendimento de qualidade para toda população da região”, disse o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros.
O secretário disse ainda que a rede SUS de Várzea Grande está equipada, com insumos hospitalares, medicamentos necessários para o bom funcionamento, de toda a rede de Serviços.
“Temos uma estrutura funcional resolutiva atualmente, graças a um corpo clínico e profissional engajado e motivado, por isso bons resultados estão sendo contabilizados. O reforço na Atenção Primária de Várzea Grande, não apenas com novas estruturas e profissionais, mas com suprimentos e insumos, tem reduzido de forma considerável as filas por atendimento mais complexo nas unidades de urgência e emergência, como nas UPAS e no Hospital e Pronto-Socorro. Esse trabalho preventivo com resolutividade tem como objetivo promover a qualidade de vida da população e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Com atenção integral e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o secretário Gonçalo de Barros.
O Prefeito Kalil Baracat, afiançou que uma das prioridades de sua Gestão, também é a Saúde Pública, e a resolutividade do SUS municipal é resultado de um esforço conjunto, como: estrutura física, pessoal, e insumos em geral, e acima de tudo a dispensação de medicamentos.
“O Sistema Único de Saúde de Várzea Grande funciona de portas abertas e sem cobrar nada, totalmente gratuito. Atende a todos. Atende quem mora em Várzea Grande, quem mora na Baixada Cuiabana e quem mora no Estado e até fora dele. E quem precisa da nossa saúde recebe atendimento do começo ao fim, é medicado, faz exames em aparelhos de última geração e em casos de consultas de rotina, tem remédios na farmácia à disposição. Não é fácil manter uma estrutura dessas, pois quanto mais eficientes somos, maiores demandas surgem. 60% dos nossos atendimentos são computados para moradores fora de Várzea Grande. Por isso necessitamos de mais parcerias para o financiamento da Nossa Rede de Serviços. Agradeço a cada servidor da Saúde Pública pelo empenho e dedicação”, disse o prefeito.
Gonçalo de Barros informou que com mais esta unidade sendo entregue totalmente reformada e ampliada, e ainda em andamento a construção geral das unidades básicas do Bairro São Mateus e Jardim Manga, e a contratação prevista de 212 Agentes Comunitários de Saúde para este ano, elevando novas 46 equipes de Saúde da Família. “Com todas estas ações concluídas, o município passará a ter cobertura da Atenção Primária em mais de 70%, o que era somente 30%, quando nestes próximos dois anos, tivermos completas 74 equipes, o que já está previsto no Plano Municipal de Saúde e de Governo”, explicou o secretário.
“Na gestão Kalil Baracat estamos dando um salto de qualidade e atendimento, com tantas obras e realizações na área da Saúde. Falo hoje só da Atenção Básica, fora, ainda outras tantas ações que estão sendo planejadas e programadas nas atenções secundária e terciária. Posso afirmar que nosso município tem um SUS de qualidade, com atendimento adequado, equipamento e o principal; os remédios. Hoje a Atenção Básica de Várzea Grande conta com 25 Unidades Básicas de Saúde e um Consultório de Rua. E a proposta é ampliar e construir unidades em bairros que ainda não foram contemplados”, disse o secretário.
Para o vereador do município, Pedro Tolares – Pedrinho – e para o presidente do bairro Jardim Imperial, Maurício José de Almeida, foram unânimes ao afirmar que a unidade era uma reivindicação antiga da comunidade e com a junção de esforços entre Câmara Municipal e Administração Municipal foi possível a realização da obra.
“Esta unidade atende mais de três bairros populosos no entorno, e é referência em saúde, pelo exemplar atendimento. Agora com tudo organizado, climatizado, com salas que necessitavam, como a vacina, mais um gabinete médico, além da estrutura administrativa, com certeza a população do bairro e entorno, estará sendo atendida com mais conforto. Essa união que estabelecemos em prol da nossa população, entre Câmara e Prefeitura, está dando muito certo, porque o prefeito Kalil tem esta sensibilidade, de atender as demandas conjuntas”, disse o vereador.
Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br