As atividades vão além de pinturas e recortes, confecção de máscaras, de lições e dicas de cuidados com o animal de estimação, mas também aborda as medidas a serem tomadas quando nos depararmos com os animais abandonados.
Fazer com que os pequenos compreendam o lugar e o papel que cada animal tem no mundo, esse tem sido o tema das rodas de conversas que as crianças que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vem trabalhando ao longo da semana. As atividades vão além de pinturas e recortes, confecção de máscaras, de lições e dicas de cuidados com o animal de estimação, mas trata também das medidas a serem tomadas quando nos depararmos com os animais abandonados.
No polo Serra Dourada, a orientadora Dayane Freitas da Silva, trabalhou com o grupo de crianças, de 6 a 11 anos, a confecção de máscaras, com imagens de animais, além de pinturas e colagens. “As crianças também puderam brincar e fazer carinho nos animais, e esse contato é importante porque a intimidade com os bichinhos reduz a ansiedade e trabalha a afetividade”, comentou.
Já no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do polo Vila Arthur, sob orientação de Renita Barros, as crianças realizaram pinturas, recortes e confecção de máscaras, além disso, desenvolveram performances do mundo animal. “Cada um mostrou a sua desenvoltura e essas dinâmicas ajudam até aquelas crianças mais tímidas, que acabam aos poucos se soltando”, destacou.
Para a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, essas dinâmicas, realizadas nos mais diversos polos, são importantes porque ajudam as crianças a criarem senso crítico além de serem pessoas mais conscientes. “A criança que tem contato com a vida animal desenvolve a sociabilidade e o lado emocional, por isso a importância de se ter um animal de estimação em casa”.
OUTRAS TEMÁTICAS – Neste mês de outubro, outras temáticas serão também trabalhadas nos CRAS dos bairros Jardim Glória, São Mateus, Santa Maria e Cristo Rei. “Além do dia mundial do animal (comemorado no dia 4 de outubro), temos ainda atividades neste mês com referência ao outubro rosa, a primavera e as comemorações ao dia da criança, que certamente será celebrado em todos os polos de atuação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Um mês intenso que será marcado por momentos de conscientização e de comemoração”, destacou a coordenadora de Atenção Básica, Bernadete Miranda.
Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/