Percent divulga disputa pelo 1º lugar; União Brasil, MDB, PSB e PSD devem eleger maiores bancadas.

0

Encomendada pelo portal ODOCUMENTO e TV Cuiabá, a última rodada de pesquisa realizada pela Percent nas cinco regiões de Mato Grosso, aponta dois deputados estaduais, Janaina Riva (MDB) e Eduardo Botelho (União Brasil), em disputa acirradíssima na busca pelo título de campeão de votos destas eleições gerais.

Pelo levantamento da Percent, Janaina apareceu em primeiro lugar com 4,3% das intenções de voto, seguida de perto pelo atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, com 3,9% de preferência. Eles estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro.

Outros dois deputados, Elizeu Nascimento (PL) e Nininho (PSD), cravaram exatos 3,3% das citações. É a segunda pesquisa em nível estadual que eles aparecem rigorosamente com o mesmo percentual na terceira colocação.

Na reta final da campanha, o primeiro-secretário da Casa de Leis, Max Russi (PSB), reagiu bem e apontou com 3,1%. Em se confirmando tal projeção, Max deve puxar outros dois candidatos, fechando bancada com três assentos no Parlamento. De acordo com os números da Percent, Fabinho, presidente da Câmara de Várzea Grande, e Beto Dois a Um, são os nomes mais fortes do PSB para ocupar a duas vagas restantes do partido.

Outros 40 nomes (veja gráfico abaixo) também foram citados com variação inferior a 2%. No entanto, pelo cálculo do coeficiente eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eles podem conquistar cadeiras no Legislativo.

“O equilíbrio harmônico entre Executivo e Legislativo nos últimos quatro anos, sobretudo, sem aqueles famosos escândalos de corrupção que ocorriam no passado, pavimentou a reeleição da maioria dos atuais deputados estaduais. A baixa renovação, algo próximo a 30%, ainda terá nomes conhecidos das urnas como Júlio Campos, Juca do Guaraná e Fábio Tardin. Estes ‘novatos’ já disputaram diversas eleições, logo não são frutos frescos e verdes”, explicou Ronye Steffan, proprietário da Percent.

Metodologia

A última pesquisa antes das eleições gerais, foi realizada pela Percent com 1.200 entrevistas presenciais nas cinco regiões de Mato Grosso. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. Com intervalo de confiança de 95%, a coleta de dados se deu entre os dias 28, 29 e 30 de setembro. A sondagem está devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob os números MT-07251/2022 e BR-07327/2022.

Gráfico/Deputado Estadual

Fonte: https://odocumento.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui