Mês do Meio Ambiente é marcado por palestras, oficinas, exposições, blitz, trilhas e muito mais em Várzea Grande.

0

Os eventos foram realizados durante 30 dias com o intuito de levar conscientização aos várzea-grandenses sobre a importância de cuidar dos nossos recursos naturais e preservar o planeta para as gerações futuras.

Junho foi um período de muita produtividade para a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), que promoveu ou participou de um evento a cada dois dias ao longo do “Mês do Meio Ambiente”. Foram palestras, oficinas, exposições, gincanas educativas, blitz com entrega de mudas de plantas, trilha ecológica, participação em concurso cultural e parceria junto a uma indústria de bebidas da cidade. Todos os eventos com o intuito de levar conscientização aos várzea-grandenses sobre a importância de cuidar dos nossos recursos naturais.

“Apenas o dia 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, não é suficiente para fazermos o alerta dos perigos que nós, enquanto sociedade, negligenciamos ao não fazer a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos. Por isso, a Equipe de Educação Ambiental realizou a Semana do Meio Ambiente, ocasião em que adotamos práticas inovadoras e sustentáveis de responsabilidade socioambiental, no intuito de promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento da percepção de que cada um tem responsabilidade de preservar o meio ambiente”, destacou a gerente de Educação Ambiental da SEMMADRS, Adriana Alves da Anunciação.

Palestras

Nos dias 1º e 2 de junho, a equipe de Educação Ambiental da SEMMADRS juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), realizou palestras sobre o Meio Ambiente, nas Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB’s) Abdala José de Almeida, no bairro São Matheus, e Nair de Oliveira Correa, no Bairro Mapim. O mesmo tema também foi abordado em palestras realizadas em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, nos dias 3 e 6, para alunos da EMEB Abdala José de Almeida e do Colégio Adventista de Várzea Grande.

Oficinas de papel

Alunos das EMEB’s Nair de Oliveira Correa e Edenilson Francisco Kolling participaram da oficina de papel, oferecida pela SEMMADRS, nos dias 2 e 23 de junho. Na atividade, eles aprenderam técnicas de reciclagem de papel de forma criativa, o que favoreceu a reflexão e discussão sobre a preservação do Meio Ambiente através do uso e reuso consciente de materiais.

Exposições de animais taxidermizados

A parceria com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental possibilitou levar a estudantes de Várzea Grande a exposição de animais taxidermizados, todos oriundos de apreensões e resgates, que acabaram não resistindo às situações de violência e desastres ambientais, como tráfico, caça predatória e queimadas.

Blitz educativa

No dia 7 de junho, alunos e professores do 3º ano do ensino médio do Colégio Adventista de Várzea Grande, juntamente com a equipe de Educação Ambiental da SEMMADRS, realizaram uma blitz educativa na Praça Sarita Baracat, na Avenida Couto Magalhães, entregando mudas de plantas, sacolinhas de lixo e sementes crotalárias para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti para condutores e pedestres que passaram pelo local. Eles também seguraram cartazes com mensagens em prol da preservação da natureza, dando uma verdadeira aula de cidadania.

Gincanas educativas

Por meio de brincadeiras, envolvendo música, mímica e muita diversão, alunos da rede municipal e particular, bem como visitantes do Parque Bernardo Berneck aprenderam mais sobre a fauna e a flora do Cerrado. Ao longo do mês, a atividade foi realizada no intuito de sensibilizar a comunidade sobre a preservação e conservação dos recursos naturais.

Trilha ecológica

Dentro do projeto Plantar e Cuidar, em parceria com a SMECEL, alunos das escolas municipais de Várzea Grande foram convidados a uma verdadeira aula de campo no Parque Bernardo Berneck, onde conheceram mais sobre a fauna e a flora encontradas no bioma Cerrado.

Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente

Juntamente com a SMECEL e o Departamento de Água e Esgoto (DAE), a equipe de Educação Ambiental SEMMADRS participou do concurso cultural Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022, que teve como tema “Uso Consciente e Sustentável da Água na Rede de Ensino de Várzea Grande”. O evento simboliza a promoção da consciência ambiental por meio da elaboração de redações e desenhos feitos pelos alunos de 24 escolas municipais, que foram selecionados e exibidos no portal da Prefeitura para votação popular. A entrega das premiações aos alunos mais votados ocorreu no último dia 30, ocasião em que os ganhadores foram presenteados com bicicletas, tablets e mochilas. O desenho mais votado tornou-se o selo que será entregue para as Empresas Amigas do Meio Ambiente do município.

Plantio e distribuição de mudas de plantas

Durante toda a programação do Mês do Meio Ambiente, também foram realizados plantios e distribuições de mais de 2 mil mudas de árvores frutíferas ou ornamentais, oriundas do Viveiro Municipal, localizado no Parque Bernardo Berneck. Os plantios ocorreram no primeiro e no último dia de junho, respectivamente, na EMEB Emanuel Benedito de Arruda, do bairro Santa Maria, e na sede de uma indústria de bebidas de Várzea Grande. Neste último, a equipe de Educação Ambiental da SEMMADRS marcou presença no evento “Meio Ambiente: somos todos responsáveis” para conscientização e inauguração do ecoponto permanente, destinado para receber resíduos recicláveis secos (papéis, vidros, plásticos e metais).

Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui