Mais de quatrocentos idosos participaram de uma audiência pública na Câmara Municipal de Várzea Grande, na manhã da quarta-feira (26). O evento teve como objetivo discutir políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos idosos do município.
Durante a audiência, os participantes puderam abordar assuntos de grande relevância para a categoria, incluindo os problemas já existentes para garantir a qualidade de vida de todos os idosos do município. Alguns representantes destacaram a falta de recursos e a necessidade de investimentos em áreas como saúde, assistência social e habitação.
O presidente da Câmara, Wanderley Cerqueira(MDB) que propôs a audiência, enfatizou a importância de buscar recursos cada vez maiores para garantir o atendimento às necessidades básicas dos idosos. “É necessário garantir a saúde, o lar, a comida e a assistência social para que os idosos tenham dignidade de viver a velhice com qualidade”, afirmou.
As professoras Fátima Guedes e Tânia Mara, representantes da Associação Ajudando Mais Um, do Instituto Global Fênix e da Faculdade Uniceib, ressaltaram a importância do espaço de diálogo para assegurar acolhimento, valorização e participação ativa da população idosa. “O idoso, com esse espaço, com certeza, favorece para ele o que realmente nós buscamos, para que eles tenham uma vida melhor e que sejam realmente valorizados e respeitados aqui em Várzea Grande. A importância maior é isso, é entender que eles precisam ser ouvidos e acolhidos”, afirmou Fátima Guedes. Já a professora Tânia Mara destacou que “ser idoso não é ser descartado, é ter experiência e saber ensinar. Essa oportunidade de colocar os nossos idosos no campo do trabalho, resgatando e aperfeiçoando aquilo que eles sabem fazer, mostra que eles são ativos e podem contribuir muito para a sociedade varzeagrandense”.
A audiência pública foi uma oportunidade para os idosos expressarem suas necessidades e sugestões, e para os representantes públicos se comprometerem a trabalhar em prol da melhoria da qualidade de vida dessa população.









