”Era preciso conhecer a nossa realidade”, afirmou a prefeita sobre a vinda do secretário a Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), o vice-prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves (Tião da Zaeli), e a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, receberam na manhã desta sexta-feira (10), a visita do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que com a sua equipe técnica, veio verificar in loco as estruturas e o funcionamento do Pronto-Socorro e Hospital Municipal (PSHM), e da Maternidade ‘Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo’.
O convite foi feito ontem, durante a reunião técnica entre os secretários de Saúde. Uma das pautas discutidas foi com relação às questões que comprometem a prestação de serviço no Pronto-Socorro. Já na Maternidade, a visita técnica foi para conhecer o local.
O secretário Gilberto Figueiredo disse que a saúde requer qualidade, estrutura física e pessoal. “Nota-se que fizeram um grande esforço neste hospital para oferecer um bom trabalho, porém, os requisitos necessários para isso ainda não estão atendendo as necessidades”, observou.
Ele explica que quando um secretário o procura enfatizando todas as angústias que tem, é uma conversa, mas quando vem in loco e verifica as suas necessidades, essa realidade muda.
A prefeita Flávia Moretti destacou a importância da visita técnica do gestor do Estado. Ele não conhecia a estrutura física do Pronto-Socorro e da Maternidade e, depois do nosso convite, veio a Várzea Grande para essa agenda de trabalho.
Como explica a prefeita, diante de tudo o que eu vi na semana passada, fizemos esse convite para que o Estado tivesse conhecimento da nossa realidade. “Sabemos que para a melhoria do Pronto-Socorro e todo o sistema de saúde do município, não basta apenas a contratação de médicos, aquisição de remédios, mas também infraestrutura: obras, reformas, adaptações”.
Conforme a prefeita, a visita técnica foi positiva. “O secretário Gilberto Figueiredo realmente viu o que nós precisamos de planejamento e diagnóstico e, de tudo, para que possamos ‘mexer’ na estrutura da saúde de Várzea Grande”.
A secretária Municipal de Saúde, Deisi Bocalon lembrou que fez parte da secretaria de Saúde e da equipe do secretário Gilberto Figueiredo e do governador Mauro Mendes e que eles sempre deixaram claro que as portas do Estado estariam acessíveis a nova gestão e para a população de Várzea Grande.
A gestora acredita que esse apoio do governo do Estado, através do secretário Gilberto, que teve o comprometimento de vir conhecer a realidade e o município, é bem diferente quando se tenta apresentar os problemas por papel ou números. “É muito melhor vir in loco para ver as questões que nós tentamos narrar. Com a vinda dele, a vistoria e com essa visita in loco mesmo, ele consegue fazer esse diagnóstico e mostrar, e até com a sua experiência, nos orientar de que forma podemos fazer com que essas melhorias cheguem realmente aqui à população várzea-grandense. Fico muito feliz e honrada por ele ter aceito esse convite e, eu tenho certeza de que muitas notícias boas ainda virão”, completou.
Quer ficar por dentro das notícias?
Acesse: www.blogdopedroluis.com.br