Mapa lança novos uniformes para fortalecer identidade e reconhecimento na Defesa Agropecuária

0

Iniciativa busca modernizar a atuação dos servidores com vestimentas padronizadas, promovendo segurança e visibilidade institucional

Nesta terça-feira (5), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ao lado do Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, participou da cerimônia de lançamento dos novos uniformes para os profissionais do Mapa que atuam na Defesa Agropecuária. A padronização foi estabelecida pela Portaria SDA/Mapa Nº 1.192, que detalha as regras de uso, especificações e padrões das vestimentas destinadas à equipe de fiscalização e inspeção.

Os novos uniformes foram criados para garantir o reconhecimento dos servidores, além de proporcionar conforto e funcionalidade essenciais para as exigentes atividades de defesa agropecuária. Durante o evento, o ministro Fávaro ressaltou a importância da medida: “O Mapa é um dos ministérios mais longevos da República, que cumpre um belíssimo papel para a sociedade brasileira e mundial. Atesta a qualidade dos produtos da agropecuária brasileira, a segurança dos alimentos que chegam à nossa mesa, e realiza a fiscalização com poder de polícia. Por isso, a criação deste uniforme, com uma identidade visual padronizada, é fundamental para dar segurança, reconhecimento aos profissionais e fortalecer a instituição”.

O secretário Carlos Goulart destacou que a iniciativa representa um marco na modernização da defesa agropecuária, alinhando-se às melhores práticas de segurança e comunicação visual. “Sem o empenho do ministro Fávaro, não teríamos sucesso na criação desses novos uniformes. Isso é muito importante para o Mapa e para o agente público. Agora, não seremos mais anônimos. Todos sabem da importância de uma identidade visual forte e como isso empodera o órgão,” afirmou Goulart.

A Portaria estabelece que os uniformes devem ser ergonômicos, funcionais e apropriados para o ambiente de trabalho dos servidores. As peças foram desenvolvidas com materiais de alta qualidade, garantindo durabilidade e conforto para quem atua na linha de frente, em atividades como fiscalização e inspeções. Além disso, a expectativa é que a nova padronização aumente o conforto e a segurança dos servidores, elevando também o reconhecimento e a confiança da Defesa Agropecuária perante a sociedade. A padronização entra em vigor imediatamente, e os servidores terão um prazo de 180 dias para se adequarem ao regulamento.

https://www.gov.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui