Funcionários da limpeza das UPAs de Várzea Grande ameaçam paralisar devido à falta de pagamento

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Funcionários terceirizados de limpeza das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Várzea Grande, localizadas na UPA do Ipase e na UPA do Cristo Rei, anunciaram que podem paralisar suas atividades devido ao atraso no pagamento de salários e do vale-alimentação.

Nesta segunda-feira, dia 14, os trabalhadores da empresa Ideal Soluções, contratada pela Secretaria de Saúde do município, denunciaram que estão enfrentando dificuldades financeiras devido à falta de pagamento. De acordo com uma funcionária, a situação é complicada, pois muitos dependem desses valores para o sustento de suas famílias.

Atualmente, são 16 funcionários lotados na UPA do Ipase e 10 na UPA do Cristo Rei. O contrato que regulamenta o serviço de limpeza hospitalar, registrado sob o número 206/2023, foi firmado através do Fundo Municipal de Saúde e é resultado do Comunicado de Dispensa de Licitação n. 60/2023.

Veja os Detalhes do Contrato

O contrato prevê serviços de limpeza hospitalar em área crítica, com insalubridade de 40%, em jornadas de 12×36 horas, tanto diurnas quanto noturnas, acompanhadas de supervisão. O valor total do contrato é estimado em R$ 1.023.960,00, englobando todas as despesas necessárias, como mão de obra, tributos e encargos trabalhistas.

Os valores detalhados no contrato são os seguintes:

– UPA do Ipase: R$ 619.200,00, relativo ao serviço com um custo mensal de R$ 103.200,00.

– UPA do Cristo Rei: R$ 404.760,00, com um custo mensal de R$ 67.460,00.

As limpezas concorrentes devem ser efetuadas de acordo com o quadro abaixo:

– Áreas Críticas: 3 vezes por dia, em data e horário pré-estabelecidos e sempre que necessário.

– Áreas Semicríticas:2 vezes por dia, em data e horário pré-estabelecidos e sempre que necessário.

– Áreas Não Críticas: 1 vez por dia, em data e horário pré-estabelecidos e sempre que necessário.

– Áreas Externas:1 vez por dia, em data e horário pré-estabelecidos e sempre que necessário.

Fiscal de Contrato: O servidor Cesar Luiz Pereira Leite

Suplente de Fiscal: A servidora Viviane Barros Silva

Diante da situação atual, os funcionários terceirizados aguardam uma solução imediata para os atrasos. Caso contrário, a paralisação dos serviços poderá impactar o atendimento nas UPAs, gerando preocupação quanto à manutenção da limpeza e higiene nas unidades de saúde.

Os funcionários esperam que a Secretaria Municipal de Saúde tome providências urgentes para regularizar os pagamentos e evitar a interrupção dos serviços essenciais que garantem a qualidade do atendimento aos pacientes que utilizam as UPAs.

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