Entre as propostas estão a instalação de órgãos municipais e um programa para acolhimento da população em situação de rua
Em visitas realizadas durante a semana, a candidata a vice-prefeita de Cuiabá Rafaela Fávaro ouviu comerciantes do Centro Histórico de Cuiabá e apresentou as propostas do candidato a prefeito Lúdio Cabral, da coligação “Coragem e Força pra Mudar”. O Programa de Governo Participativo de Lúdio propõe ações para reocupar e requalificar a região, cujo patrimônio cultural e histórico, além do comércio, convivem com um cenário de abandono, problemas sociais e insegurança.
“A gente precisa que os órgãos públicos evitem que o Centro Histórico acabe. Hoje não temos segurança, todas as lojas já foram roubadas”, desabafou Salim Soares, comerciante com 40 anos de experiência no calçadão da rua Galdino Pimentel, que lamentou a deterioração da área ao longo dos anos.
Devanir Dantas Coimbra, trabalhador da feira ao lado da Catedral Bom Jesus de Cuiabá há 24 anos, também testemunha a falência do Centro da Capital e espera ação do poder público.
“O Centro está esquecido. Investem em vários lugares, mas no Centro está morto. O comércio em geral acabou e agora, com a cobrança de estacionamento, piorou mais ainda. O nosso sonho é revitalizar isso aqui. Os casarões abandonados são um desperdício. Poderiam ser utilizados para inúmeras coisas e estão ali. Não pode mexer num tijolinho, mas deixam ser invadidos por usuários de drogas, gerando insegurança para nós”, relatou.
Entre as principais propostas, Rafaela mencionou a instalação de órgãos municipais na região e a criação de um campus da Universidade de Mato Grosso (Unemat) no Centro Histórico, visando atrair novos públicos e impulsionar o comércio local. Ela também ressaltou a importância da recuperação do Morro da Luz e a implementação de programas de acolhimento para a população em situação de rua, garantindo tratamento digno para os dependentes químicos e aumentando a segurança na área.
“A revitalização do Centro é um compromisso nosso, porque sabemos o quanto essa área é vital para a história e o futuro de Cuiabá. Queremos trazer de volta o movimento e a segurança para que comerciantes como a Devanir e o Salim possam prosperar”, afirmou Rafaela, reforçando o compromisso de Lúdio Cabral em investir no Centro de Cuiabá para reverter os problemas atuais.
De acordo com um levantamento do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFMT, cerca de 300 das mil casas antigas e tombadas no Centro estão sem uso ou subutilizadas, e 50 delas correm o risco de desabamento. Além disso, dos 600 imóveis reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), 400 estão em condições precárias.
Os comerciantes presentes expressaram apoio às propostas e destacaram a necessidade de ações concretas e rápidas para a reocupação e valorização do Centro Histórico.
“Juntos, podemos transformar o coração de Cuiabá em um espaço movimentado e seguro”, defendeu Rafaela Fávaro.
As propostas de Lúdio Cabral e Rafaela Favaro para o Centro Histórico de Cuiabá têm como objetivo não apenas preservar o patrimônio cultural, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico da região, beneficiando diretamente os comerciantes e a comunidade local.
A chapa da coligação “Coragem e Força pra Mudar”, com Lúdio prefeito e Rafaela Fávaro vice-prefeita, é composta pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), pela Federação PSOL-Rede e pelo PSD.